Swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modais de Transporte, disponível em:
<http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a30
93055.xml&template=4187.dwt&edition=15798§ion=886>.31 de outubro de 2010. | N° 934AlertaVoltar para a edição de hoje
ARTIGO
Os novos desafios da logística internacional
Esta semana, finalmente, foram concluídas as obras de reconstrução do Portode Itajaí, parcialmente destruído pelas enchentes de 2008. Foram investidos R$ 350 milhões para dragagem de aprofundamento e reconstrução dos berços 1 e 2. São obras essenciais para manter o bomsistema logístico de Santa Catarina. Agora, Itajaí fica com quatro berços de atracação e apto a receber navios de grande porte, com calado de até 14 metros.

Se tudo correr dentro do previsto, em janeirode 2011, portanto daqui a dois meses, Santa Catarina terá um novo mapa em seu sistema portuário. Itapoá começará a operar efetivamente em janeiro, e o complexo de Itajaí e Navegantes já estarátotalmente reconstruído.

Falta ao Estado, de forma particular, entender a necessidade do próximo passo. É fundamental pensar as necessidades logísticas dos dez anos seguintes. Primeiro, nossos portosprecisam de um plano factível de aumento da capacidade de movimentação de cargas. Uma das consequências desse aumento será, evidentemente, a construção de mais berços de atracação. São obras caras edemoradas. A China faz essas obras projetando os próximos 20 anos.

Temos que seguir o exemplo e começar, já, a criar berços de atracação para o boom de importações e exportações que o Brasil passará napróxima década. Ao lado de dois ou três emergentes, o Brasil será um dos líderes do mundo de 2050. Essa conclusão trará, fatalmente, uma efervescência do comércio exterior.

Mas não se faz comércioexterior sem projetar o futuro. Por isso, a necessidade de mais berços e áreas de atracação. Alguns estudos recentes apontam necessidade futura de 20 a 50 novos berços no País. Há muito trabalho a...
tracking img