Sweet grape

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANÁ
CAMPUS MARINGA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANNE CAROLINE LOURDES BINATTI
ELOIZE CRISTINA DOS SANTOS
PAOLA PEREGO

SWEET GRAPE: UM MODELO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE HORTALLIÇAS DIFERENCIADAS NO BRASIL.

MARINGÁ – PR
2012
ANNE CAROLINE LOURDES BINATTI
ELOIZE CRISTINA DOS SANTOS
PAOLA PEREGO

TRABALHOAPRESENTADO AO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, COMO REQUISITO PARCIAL À OBTENÇÃO DE NOTA PARA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE MARKETING SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR LUCIANO FERREIRA

MARINGÁ – PR
2012
INTRODUÇÃO
A história humana é marcada por mudanças profundas nas formas de organização das sociedades e pelas constantes transformações derivadas da sua evolução ecrescimento no último século. A complexa divisão do trabalho e a racionalização da tecnologia foram elementos fundamentais nas transformações do mundo moderno, que são hoje associados ao processo globalizatório.
Anthony Giddens (1990) nos lembra que quando falarmos de modernidade, a associação com o processo de globalização é essencial. Esse processo intensifica as relações sociais em escala mundialligando localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a quilômetros de distância e vice versa. De tal forma, o que ocorre em uma vizinhança local tende a ser influenciado por fatores diversos como dinheiro mundial ou o mercado de bens, considerando as incessantes transformações no mundo e o surgimento de novas questões sociais, políticas eeconômicas decorrentes de novos problemas e de processos complexos de inter-relação sócios econômica.
Um dos maiores desafios que acompanham as mudanças econômicas nos tempos atuais são as formas assumidas pelas novas questões sociais, políticas e econômicas e os métodos para tratar ou superar as dificuldades estruturais, assim assegurar e proteger o desenvolvimento das nações, e também para garantirdireitos civis, sociais, culturais, ambientais, políticos e econômicos.



CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Em 1994 a Sakata Seed Corporation adquiriu a Agroflora, empresa brasileira fundada em 1968, com os mesmos objetivos e filosofia de trabalho da Sakata. A partir de então, se tornou altamente competitiva e iniciou uma forte expansão pelo Brasil, garantindo rapidamente a liderança no mercado.Em 1998 construiu sua sede em Bragança Paulista para abrigar o centro de operações da Sakata na América do Sul. Além da moderna unidade com novos laboratórios e equipamentos, aperfeiçoou novos processos de trabalho e gestão, fortalecendo ainda mais a conceituada marca Sakata.
Desde então, não parou de inovar. Hoje, mais de 250 cultivares de hortaliças e 500 cultivares de flores levam a pesquisa,conhecimento e qualidade até o campo e à mesa do consumidor, através das parcerias firmadas com mais de 100 canais de distribuição espalhados pela América do Sul e do forte trabalho de desenvolvimento de novos mercados.
Entre seus produtos estão os lançamentos dos primeiros híbridos mundiais de petúnia, repolho e amor perfeito, e o que se tornou sinônimo no mercado foram os tomates: Débora,Carmen, e Andrea.
A Sakata investe em pesquisa dos produtos que são lideres de mercado, enquanto 5% é investido no segmento de especialidades, como o tomate “Sweet Grape”.
O tomate Sweet Grape só pode ser desenvolvido graças a uma produção de minimoranga que tinha como objetivo bom armazenamento e boa comercialização, o projeto desta minimoranga cedeu espaço para o lançamento do tomate, que já haviasido criado no Japão há dez anos e trazido somente na década de 2000, para o Brasil.
O projeto do “Sweet Grape” teve como objetivo estruturar e operacionalizar a produção do tomate, cuja remuneração envolvida é viável e atraente. O projeto rendeu até recursos adicionais para remunerar pagamentos da empresa, despesas de marketing, despesas administrativas, que foram utilizados em prol do...
tracking img