Swebok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO










(ENGENHARIA DE SOFTWARE)

SWEBOK – “Capítulo 7 - Gestão da Configuração de Software”




























Minas Gerais
2012
Capítulo 7 Gestão da Configuração de Software (2ª parte)

4. Software de Contabilidade do Status da Configuração
Software de contabilidade dostatus da configuração (SCSA) consiste em um registro de informações ou relatório tanto de dados atuais quanto históricos para administração de configuração de software.

4,1. Status de Configuração de Software da Informação
As informações necessárias para a configuração de software devem ser evoluídas, para essa evolução o sistema de informação deve identificar coletar e manter as informações.Para a engenharia de software e para o relatório de gestão de configuração, varias informações e medidas são necessária para implementação das mudanças, desvios e renuncias.
Para realizar SCSA precisa-se de ferramentas que auxiliam a coleta de dados históricos ou atuais, ou seja, ferramentas de suporte integrado.

4,2. Relatório de Status de Configuração de Software
Em uma organização ou emum projeto várias equipes de desenvolvimento, manutenção e qualidade de software podem usar as informações coletadas pelo SCSA, ou seja, os relatórios de informação podem ser usados para consulta sobre questões específicas e servir para a gestão e desenvolvimento de software.

5. Auditoria de Configuração de Software
Auditoria da configuração compreende em atividades para garantir que asalterações na configuração de software foram efetuadas apropriadamente com conformidades, diretrizes e normas.
Auditoria pode ser conduzida por um ou mais auditores, o auditor utiliza palavras de questionamento como, de modo, o fato, tempo, pessoa, lugar, motivo e evidencia.
Existem dois tipos de auditoria de configuração de software que são obrigatórias nas linhas do ciclo de vida do software, sendoAuditoria Funcional e Auditoria Física.

5,1. Software de Auditoria de Configuração Funcional
Auditoria Funcional preocupa com aspectos internos dos arquivos e verificação técnica formal. Essa verificação é uma atividade de controle de qualidade que tenta descobrir erros na configuração do software.


5,2. Software de Auditoria de Configuração Física
Auditoria Física completa aauditoria funcional, no entanto identifica os componentes de um produto que serão implantados do repositório do projeto, ou seja, confirma a consistência do design ou a documentação do usuário com o código.


5,3. Em processo de Auditorias de uma Linha de Base Software
A auditoria pode ser efetuada durante o processo de desenvolvimento para relatar que toda etapa de construção esta conformea configuração, com isso a auditoria pode ser aplicada em uma linha de base de software para assegurar se desempenho esta de acordo com a especificação da documentação.

6. Software de Gerenciamento de Liberação e Entrega
A "liberação" é um termo expresso no contexto para se referir a distribuição de um item de configuração de software externo a atividade de desenvolvimento. Nestecontexto, está presente a liberação interna e a distribuição para os clientes. As versões de cada item de um software precisam estar acabadas e completas para se formar um pacote com todas os itens especificados, para que possa fazer a entrega da versão. A biblioteca de software é um elemento chave na realização de tarefas de lançamento e entrega.

6,1. Construção de um Software
Construção desoftware deve ser feita de forma a combinar a correta versão dos itens de configuração de um software, usando os dados de configuração de um programa executável para envio a um cliente ou outro receptor, e também realizar todos os testes necessários. A construção de instruções é uma medida correta e necessária para SCM ter capacidade de reproduzir versões anteriores e testes de recuperação,...
tracking img