Swan-ganz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CATETER SWAN-GANZ

Swan e Ganz realizaram um estudo que permitia introduzir um cateter para registrar os parâmetros hemodinâmicos na artéria pulmonar (Knobel 2000). Após alguns anos, com a utilização de transdutores eletrônicos, associado ao uso de heparina e da revolução eletrônica, e com o cateter de balão-fluxo dirigido, foi possível aferirem as medidas de pressões intravasculares commaior segurança.
O conhecimento de parâmetros fisiológicos, que até então só eram obtidos em laboratórios de hemodinâmica, tornou-se possível à beira do leito, permitindo o tratamento mais racional dos estados de choque, infarto do miocárdio, insuficiência respiratória aguda, quadros sépticos e outras condições que ocorrem nos pacientes graves.
A partir de 1980, este procedimento se tornou maisrotineira nas UTIs do mundo, onde o uso do cateter de Swan-Ganz cresceu rapidamente de 400 mil para dois milhões de unidades vendidas anualmente no mundo (um milhão somente nos Estados Unidos), porém em nosso meio, seu uso seja ainda limitado devido ao alto custo.
Nestes últimos anos, ocorreram sofisticações nos sistemas de monitorização e no próprio cateter e, como resultado, tem a mais segurae relativamente fácil assistência hemodinâmica à beira do leito do paciente.

• Introdução:
A utilização clínica do cateter de Swan-Ganz (cateterização da artéria pulmonar, dirigida pelo fluxo) iniciou-se nos primeiros anos da década de 1970 e difundiu-se rapidamente devido sua praticidade e eficácia, na medida das pressões hemodinâmicas e na determinação do débito cardíaco pelo uso docomputador, guiando a administração de líquidos intravenosos, inotrópicos e agentes redutores da pós carga. O cateter pode ser inserido em cirurgias, em salas de cateterização hemodinâmica ou à beira do leito, usualmente sem fluoroscopia, por monitorização das pressões e observação das formas de ondas durante a inserção. O cateter é radiopaco e a fluoroscopia e/ou a radiografia simples pode serusada para guiar ou verificar sua posição.
O princípio da termodiluição, utilizado no cálculo do débito cardíaco, é uma extensão da diluição de indicador (no caso, um indicador térmico), na qual uma quantidade conhecida de indicador (ex. frio) é injetada em um local especificado “corrente acima” (ex. termistor na artéria pulmonar), é medido, gerando uma curva de diferencial temperatura, e aárea abaixo desta curva é integrada. Dessa maneira, o débito cardíaco é calculado, empregando-se a fórmula de Stewart-Hamilton de diluição do indicador.
O crescimento dos custos na área da saúde e o contínuo progresso tecnológico têm se tornado uma preocupação em todo mundo, sendo reconhecido que o uso extensivo do cateter de Swan-Ganz tem trazido importantes subsídios para o entendimento dafisiopatologia e para uma racionalização terapêutica em diversos distúrbios hemodinâmico, observados no paciente crítico.


• O Cateter
O cateter de Swan-Ganz, também conhecido como cateter balão-fluxo dirigido, devido à presença de um balonete inflável na ponta do cateter, onde o próprio fluxo sanguíneo o dirige até a artéria pulmonar. Os tamanhos são 3 french (neonatal), 5 french(pediátrico), 7 french (Adulto). Os cateteres adultos existem em dois comprimentos: 85 cm e 110 cm.O corpo do cateter contém 4 vias, além do balão em sua extremidade distal. A função de cada via vem a seguir:





































Via proximal (azul): seu orifício situa-se a 29 cm da extremidade distal, no átrio direito e transmite a pressão domesmo. A via proximal é indicada para ser administradas drogas, fluídos e eletrólitos, além de solução para a realização da medida do débito cardíaco. Também utilizado para a medida da pressão venosa, central (PVC) e coleta de exames de sangue.
Via distal (amarela): seu orifício situa-se na ponta do catéter, permitindo a medida das pressões nas câmaras cardíacas, direitas, pressão arterial...
tracking img