svsd

1300 palavras 6 páginas
HYPERLINK "http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-desafios-da-democracia-no-seculo-21" Os desafios da democracia
Há pelo menos 26 séculos nascia na Grécia antiga a democracia, nome dado para um governo conduzido pelo povo. Desde então esse formato de gerenciar a sociedade sofre altos e baixos, sem nunca chegar à perfeição, como no sentido literal encontrado nos dicionários: ‘sistema em que o cidadão participa do governo’; ‘a influência do povo no governo de um Estado’; ou ainda, ‘governo em que o povo exerce soberania’.
O fato de ser um ano eleitoral no país já seria mais do que suficiente para o Brasilianas.orgvoltar a abordar a Democracia, mas a ideia de debater o tema veio de um artigo escrito para o Correio Brasiliense do sociólogo e professor da Universidade de Brasília, Elimar Pinheiro do Nascimento. O texto chama-se “A democracia sobreviverá ao século XXI?”, onde resume as conclusões obtidas num simpósio realizado em novembro de 2010 na Université Internationale d’Été.
Os acadêmicos identificaram no encontro o aumento da resistência à democracia nos anos recentes e em regiões onde deveria ser o contrário, como na Europa Ocidental e nos Estados Unidos. Os argumentos em que se baseiam são os seguintes:
1. A capacidade de representação e funcionamento do espaço político democrático está diminuindo. Ou seja, os atores envolvidos e as instituições, como os partidos políticos e governos não estão sendo mais capazes de responder às demandas da população;2. A verdade é que democracia ainda é algo estranho em várias regiões. No mundo islâmico vemos na Primavera Árabe o início da sua entrada. E na grande maioria dos países da Ásia e África nunca chegou a ser praticada. Pinheiro explica que as resistências no mundo vêm, geralmente, de traços culturais vistos até mesmo em países da América do Sul;3. Existe um claro deslocamento nos países de regime democrático do processo decisório do espaço público para o espaço privado. De forma mais explicita os recursos

Relacionados

  • nathália
    1196 palavras | 5 páginas
  • Dengue
    9130 palavras | 37 páginas