svdz

1000 palavras 4 páginas
A evolução do PSL Mais de duas décadas marcam a evolução do serviço do PSL, podendo ser classificada sua entrada no mercado em quatro fases, conforme se segue:
A primeira, por volta de 1980, com a prestação de serviços básicos como transporte e armazenagem.
A segunda, por volta de 1990, com a entrada de empresas focadas em serviços especializados como EXCEL/DHL, TNT e UPS, com atividades baseadas em redes de distribuição aérea e experiência em expedição de encomendas internas e externas. Como também o início de contratos de terceirização, repassando a prestadores de serviços logísticos diversas atividades, antes sob responsabilidade das próprias empresa. Nesta etapa, transferiram-se armazenagem, administração de estoque, processos de expedição e distribuição aos pontos de venda.
A terceira, no final dos anos 1990, com um número maior de empresas assumindo o papel de PSL, o início dos investimentos na área de TIC, serviço ao cliente e finanças. Nessa fase, o PSL passou a trabalhar junto com prestadores de serviços da primeira e segunda onda e criou-se um portfólio de serviços muito mais abrangente.
E a quarta, no inicio dos anos 2000, em que muitas operações foram contartadas pelas empresas com repasse de diversas atividades combinadas com a coordenação de tarefas e outros agentes na cadeia. Aparecem aqui opraçaoes de montadoras como o abastecimento de linha. A evolução dos conceitos colaborativos na cadeia, como instrumento de diferenciação e vantagem competitiva, incorpora ao PSL novas atribuições Isso, combinado com a utilização de ferramentas tecnológicas (TIC), diferencia o PSL de um mero executor para um agente integrador da cadeia.
O PSL deve ter habilidade para gerar competências a seus clientes, criando uma parceria de soluções logísticas, bem como ter capacidade para aprender com seus clientes. Dessa forma, todo novo cliente ou troca de cliente terá uma curva de aprendizagem, gerando novas habilidades e competências ao PSL (VIVALDINI; PIRES,

Relacionados

  • ESTAGIO CURRICULAR TECNICO EM LOGISTICA
    12216 palavras | 49 páginas