SVCSDFB

780 palavras 4 páginas
A fuga da corte portuguesa
Havia uma guerra entre a frança e outros países entre esses países estava a Inglaterra velha parceira comercial de Portugal napoleão então decretou o bloqueio contimental da Inglaterra.
Esse bloqueio dizia que todo pais que trocava mercadoria com Inglaterra era sujeito a ser invadido por tropas francesas, como Portugal estava neutra em meio da guerra, ela ficou ao lado da Inglaterra após ouvir sobre o ndecreto de napoleão.
Estavam com medo do de serem prejudicados; os ingleses acharam uma solução; enviar a família real para o brasili ate que a guerra acabe.
A travessia do atlântico
Naquela época mesmo para marinheiros experientes era difil viajar pq tinham muitos ventos contrários, ausência de vento, doenças, maresias, tempestadiiiis, e as ´condiçoes precárias. O braço que levaa a FAMILIA Real estava em péssimas condições, e com o surto de piolhos que acontecia no navio algumas mulheres tiveram que raspas o cabelo da cabeça.
Abertura dos portos
As nações amigas
Antes de chegar no Rio de Janeiro Dom Joao decidiu fazer uma iescala em salvador onde ele pretendia ganhar o apoio do povo. Quando chegaram em bhaia Dom Pedro assinou um documento que abria as portaS DO BRASIL para as nações amigas assim o brasil poderia trocar mercadorias com todos os países
Uma corte no Rio de janeiro
Apesar te de sua importância comercial o Rio de janeiro ainda era uma cidade acanhada com uma população baixa e condições precárias que não tinha condições de receber tanta gente.
Te pouco a pouco a paisagem do Rio de janeiro ia mudando mais não foi so esse tipo de um mudança que aconteceu também a sociedade a economia foram muito alterados, foi fui fundado o banco do brasil, foram criadas fabricas de ferro, bibliotecas e escolas.
A caminho da independência
Tanto os brasileiros quando os portugueses não estavam felizes com a vinda prolongada da corte, em 1815 forças portuguesas conseguirão expulsar os franceses do pais, porei os portugueses

Relacionados