sustentabilifdade

313 palavras 2 páginas
1.Relacionar o trabalho com o crescimento económico e com o desenvolvimento de um país.
Alguns países com um grande crescimento económico não apresentam qualquer tipo de preocupação com a sustentabilidade. Por exemplo a China, que é um dos países com um maior crescimento económico mundial, é, também, um dos países mais poluídos e que, assim sendo não tem qualquer tipo de preocupações a nível de sustentabilidade ambiental.
Portanto, um país com um grande crescimento económico não necessita, necessariamente, de se preocupar com a sustentabilidade, e pelo contrário um país “sustentável” não tem de ter um crescimento económico elevado.
Concluímos assim que o crescimento económico é independente da sustentabilidade e vice-versa, mas devem-se complementar e “juntar o útil ao agradável” contribuindo assim para um crescimento económico sustentável.

2.Pudemos nós viver exclusivamente de energias renováveis? Não. Apesar das energias renováveis promoverem a sustentabilidade económica, respeitarem o ambiente e contribuírem para o bem-estar da população estas têm algumas desvantagens que não permitem com que sejam utilizadas na totalidade e em independência das energias provenientes de combustíveis fosseis. Uma das desvantagens é o seu custo, que não permite com que algumas pessoas /empresas invistam nesse tipo de energias. Há também o caso da agricultura biológica (que produzindo de acordo com os padrões de sustentabilidade e não com os padrões de consumo da população) não consegue conciliar a produção com o seu custo, pois não produzindo em serie e não conseguindo produzir em economias de escala o valor do seu produto é bastante elevado em relação ao dos produtos ditos “normais”. Por isso os produtos biológicos (mais caros) não se conciliam com o estilo de vida da população e com a proporção total do seu consumo.

Relacionados