Sustentabiliddae

539 palavras 3 páginas
A questão ambiental vem sendo discutida intensamente, nos últimos anos. Devido a alguns fatores como desmatamento, crescimento urbano acelerado e poluição do ar e do solo, estão ocorrendo problemas de sustentabilidade no Brasil e no mundo, que tem a finalidade de promover desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Um grande fator que vem crescendo ao longo do tempo é o desmatamento, que está sendo causado pela atividade humana. O desaparecimento de florestas no Brasil é causado por três fatores principais: a obtenção de solo para a agropecuária, a indústria madeireira, e a especulação imobiliária. Isso ocorre pela falta de conseqüência ambiental, e falta de fiscalização do governo sobre o cumprimento das leis. Este problema não é exclusivo do nosso país, pois no mundo inteiro o desmatamento ocorreu e ainda está ocorrendo. Nos países em desenvolvimento, quase toda a cobertura vegetal já foi explorada.
O desmatamento está causando prejuízos ambientais, tais como: perda de biodiversidade, degradação dos mananciais, aterramento de rios e lagos, redução do regime de chuvas, entre outros. O desmatamento também interfere no socioeconômico, pois reduz o turismo nas áreas de mata com grande atrativo, causa perda do potencial hídrico brasileiro, pois o Brasil é a maior reserva de água no mundo.
Outro fator que vem ocorrendo ao longo dos anos é a urbanização acelerada, que tem como conseqüência problemas de ordem ambiental e social.
Uma das principais características da urbanização sem o devido planejamento é o inchaço das cidades que gera a ocupação de locais inadequados para moradia, como áreas de elevada declividade, fundos de vale, praças, viadutos, entre outras. Os problemas urbanos são vários e bem diversificados, as grandes cidades sofrem principalmente com as poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, desigualdade social, locais inadequados para

Relacionados

  • Sustentabilidade
    2248 palavras | 9 páginas