Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Porta-lápis
O plástico, que tem sua origem no petróleo, é um dos materiais que mais preocupam, quando expostos ao meio ambiente, devido ao fato de demorar de 300 a 500 anos pra se decompor na natureza.
Para solucionar esse problema ou, pelo menos, parte dele, esse material pode ser reciclado ou reutilizado. Nesta matéria o CicloVivo ensina a reutilizar garrafas de refrigerante para fazer umporta-lápis sustentável.
Materiais:
3 garrafas pet (verde) de dois litros; 2 garrafas de pet (branca) de dois litros; Régua; Canetinha; Tesoura; Barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro; Chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm.
Primeiro Passo:
Retirar os rótulos de todas as garrafas e limpá-las com detergente. O ideal é não usar sabão em pedra, pois ele deixa as garrafasembaçadas. Para retirar as marcas de cola, deixadas pelo rótulo, pode-se usar tinner. O álcool é ideal para retirar os riscos de canetinha. Porém, a limpeza não deve ser feita no momento em que estiver acontecendo a perfuração ou o acabamento.
No corte das garrafas, é preciso deixar sempre uma margem de um ou dois centímetros para fazer o acerto da peça e o acabamento.
Em uma das garrafas verdes,será feita uma marcação a 10 centímetros de comprimento a partir do gargalo. O fundo também leva uma marcação, acima da marca da parte inferior. A primeira etapa acaba com o corte dos dois riscos.
Segundo Passo:
No fundo recortado da garrafa, use a técnica One Deck para fazer o acabamento parcial:
1. Antes de iniciar o acabamento, é preciso garantir que as peças estejam bem secas. Se estivermolhada, a peça poderá ficar deformada. Um retalho qualquer de PET deve ser colocado sobre uma chapa de metal aquecida no fogão;
2. Quando o retalho começar a fazer voltas, a chapa está na temperatura ideal e o fogão já pode ser desligado. Se a chapa aquecer demais, a garrafa ficará áspera;
3. As peças devem ser pressionadas sobre o fogão e giradas aos poucos até que o acabamento desejado sejaalcançado;
4. O acabamento total é concluído quando a borda inteira está voltada para dentro, em cerca de 0,5 cm;
5. Para o acabamento parcial, deixe a peça por menos tempo sobre a chapa, apenas para retirar a parte cortante.
Terceiro Passo:
Feito o acabamento total do bico, ele deve ser marcado, com a canetinha, dividindo-o em quatro partes. A barra de perfuração será usada para fazer um furono centro de cada linha marcada. Os furos também podem ser feitos com tesoura comum.
Quarto Passo:
É preciso retirar os gargalos das garrafas restantes e utilizar novamente a técnica One Deck para dar acabamento;
Para montar o porta-lápis, os gargalos devem ser colocados no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima;
Agora é só encaixar o bico no fundo para finalizar a peça.Horta Vertical do “Lar Doce Lar”
O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que comanda o quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck, embarcou de vez na onda da sustentabilidade. Um de seus projetos incluiu a Horta Vertical feita com garrafas PET. A ideia foi tão apreciada pelos internautas que ele explicou, em seu site, passo a passo como fazer um modelo parecido.
A sugestão é ideal para casas quenão têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original.
Para ter uma horta vertical igual à que o Rosenbaum fez para a Família Rodrigues, de São Paulo, são necessários os seguintes materiais: garrafas PET de dois litros (vazias e limpas); tesoura; corda de varal, cordoalha, barbante ouarame; arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); terra e muda de planta.
A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um...
tracking img