Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Esse trabalho tem por objetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância em diferentes aspectos, bem como integralizá-lo com as disciplinas vivenciadas no semestre.
Sustentabilidade é um processo de continuidade, desta forma, nosso trabalho busca expor como essas vertentes pode manter-se em equilíbrio ao longo do tempo, ou seja, correlacionando e integrando de formaorganizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.
É evidente que toda atividade que envolve e aglutina pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta.


Desenvolvimento Sustentável

Quem primeiro usou o termo “Sustentabilidade” foi à norueguesa Gro Brundtland,ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez sobre esse conceito, podemos observar na frase abaixo uma bela definição de Gro:

“Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente semafetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.
Sua proposta não era só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta.


Integralização com as disciplinas



Nunca se falou tanto em Sustentabilidade como nos dias de hoje, um dos temas mais discutidos em empresas, faculdades, ong’s, governos etc.Dizer sobre Sustentabilidade é muito amplo, pois abrange diversas matérias e estudos. Vou relacionar com Sociologia, que consiste em, estudar o social, as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento, costumes e hábitos humanos em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. As pessoas precisam compreender que a importância de seconservar os recursos naturais e levar uma vida mais harmônica, com a capacidade de produção e renovação dos recursos planetários, é nossa única chance de continuarmos ainda por um longo tempo por aqui, pensando consciente e ecologicamente correto.

Não adianta pensarmos e zelarmos o meio ambiente se não observamos as condições básicas de vida, sem isso não há possibilidades de agir ou pensarem sustentabilidade, exemplo: moradores de rua, extrema pobreza, esses pensam primeiro na lei de sobrevivência. Assim é impossível e improvável exigir, ou sonhar, que as pessoas envolvidas nesse mar de carências se preocupem com a preservação e extinção de animais.

Assim surgiu a sustentabilidade social, que precisa ser observada antes do ambiental, e compreender o quão difícil é preocupar-secom o ambiente e conservação da natureza enquanto se morre de fome, caminha-se no esgoto e bebe-se da água mais poluída possível. A Sustentabilidade social deve preceder qualquer outra prática.
Um exemplo claro, quando vemos a exploração de madeiras de forma ilegal na Amazônia, isso revolta qualquer um, porque reflete no pulmão do mundo, que a cada dia que passa fica maior a área desmatada,inclusive diz que está no tamanho do Rio de Janeiro.
O que ocorre é, não se criam oportunidades de emprego e renda no povoado que estão as margens da floresta, muito menos, nos que estão localizadas dentro dessas áreas. O resultado é explicito e certo: Entre morrer de fome e deixar a floresta vicejar ou aceitar o emprego na madeireira, eles colocam as árvores abaixo e vão dormir todos os dias com abarriga cheia e aquecida, caso contrário, irão morrer de fome.
Se os preceitos de sustentabilidade social tivessem sido aplicados por lá, a história com toda a certeza seria muito diferente e o governo federal teria o apoio quase total dos moradores e habitantes daquela região. Como não existe apoio, eles ficam aliados aos criminosos.
Sustentabilidade social é, e sempre será o início de qualquer...
tracking img