Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MATRIZ DE INDICADORES PARA O PROTOCOLO VERDE
A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos tem o prazer de apresentar a 1ª Matriz de ‘Indicadores do Protocolo Verde’. Esse é o primeiro passo paraconstrução e implementação de uma agenda comum de sustentabilidade no setor financeiro.

A MATRIZ, elaborada em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces),foi construída de forma participativa, tendo como base debates promovidos pela FEBRABAN com representantes de instituições financeiras, do Ministério do Meio Ambiente, organizações não governamentais,Banco Central e sociedade civil, por meio de uma consulta pública. Esse conjunto de indicadores tem como objetivo induzir a adoção de práticas pelo setor financeiro, bem como fazer um diagnóstico dosetor vis-à-vis os compromissos assumidos no Protocolo Verde, além de acompanhar sua evolução ao longo do tempo.

Os próximos passos nesta agenda de sustentabilidade será a elaboração de umdiagnóstico do setor financeiro e elaboração de planos de ação com o objetivo de reduzir as principais lacunas identificadas.

Assinado em 2009 pelo presidente da FEBRABAN, Fabio Barbosa, e pelo entãoministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Protocolo inclui cinco princípios e diversas diretrizes que estimulam os bancos a oferecer linhas de financiamento que fomentem a qualidade de vida da população eo uso sustentável dos recursos naturais. Os princípios também consideraram os impactos e os custos socioambientais na gestão de ativos, na análise de risco de projetos e financiamentos, e à promoçãodo consumo consciente dos recursos naturais.
_____________________________________________________________________

 Relacionados
Resíduos sólidos
Cada brasileiro produz 1,1 quilograma de lixo emmédia por dia. No País, são coletadas diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, em 50,8% dos municípios, os resíduos ainda têm destino inadequado, pois vão para os 2.906 lixões...
tracking img