Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 112 (27997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Em busca de uma vida mais Sustentável para nossos herdeiros, através de pesquisas identificamos deficiências e soluções cabíveis para se atribuir no descarte de resíduos sólidos no Comércio Varejista. A logística deve atender as necessidades decorrentes dos desafios a surgirem, suprindo as necessidades das empresas para um melhor aproveitamento destes resíduos, servindo como umaferramenta de planejamento para a Logística Reversa dos mesmos, atribuindo tecnologias avançadas, melhorando as condições do meio ambiente em que vivemos, e ajudando as gerações futuras, de forma que tenha uma vida mais Sustentável. Contudo, um estudo de caso da empresa Leo Madeiras, que já realiza trabalhos para nossa sociedade, para que tenhamos melhor aproveitamento dos resíduos de descarte, mas quepodemos ir mais além e acrescentar produtos ainda não inseridos por eles, ao ciclo do infinito.

Palavra chave: logística, reciclagem, sustentabilidade.

Introdução

Neste trabalho de Pré TCC temos como proposta definida pelo grupo mostrar de forma eficiente como a logística pode ser aplicada nos dias atuais para dar um destino melhor aos resíduos sólidos.
Segundo Lakatos (2010,p.11) “É oassunto que se deseja estudar e pesquisar. O trabalho de definir adequadamente um tema, pode inclusive perdurar todas as pesquisas”.
Conforme o autor a cima o tema proposto que desejamos estudar é:
A Importância da Logística Reversa no Comércio Varejista.
Atualmente podemos observar esse fluxo mais claramente em alguns segmentos do mercado, pois o retorno de embalagens, descartáveis como:caixas de papelão,embalagens plásticas,(que serão abordados nesta consideração),garrafas plásticas, e latas de alumínio entre outros.(DONATO, p.19 ,2008)
A Logística Reversa é fundamental para termos uma vida mais Sustentável, e assim, deixarmos as gerações futuras um planeta melhor.

Segundo Gil (2002, p.23) “Toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema, ou indagação. Todavia, aconceituação adequada de problema de pesquisa não constitui tarefa fácil, em virtude das diferentes acepções que envolvem este termo”.
O problema proposto neste trabalho é:

Como a Logística Reversa pode ajudar no descarte de resíduos sólidos?

Implantar uma política de consumo responsável é antes de tudo uma mudança de comportamento e para viabilizar esta mudança esta se faz necessário um programa dereeducação do usuário.Para implantar uma política de consumo responsável se faz necessário analisar a cadeia produtiva do item a ser consumido e os impactos ambientais causados na produção e no ciclo de vida do produto .(DONATO, p.237, 2008)

Hipóteses é uma proposição que se faz na tentativa de verificar a validade de resposta existente para um problema. E uma suposição que antecede a construçãodos fatos e tem como característica uma formulação provisória; deve ser testada para determinar sua validade (LAKATOS, 2010, p.14).

Abaixo citaremos as hipóteses que poderá ser comprovada através de pesquisas:

1º Através de uma logística integrada junto com as lojas de varejo poderá dar destino aos resíduos sólidos a um único ponto de reaproveitamento.
2º Com a descarte de forma correta,estes determinados produtos poderam entrar no ciclo do infinito, assim sendo reutilizados de forma adequada.
3º Com a utilização da Logística Reversa estaremos trabalhando para um mundo mais Sustentável.

Os objetivos gerais são pontos de partida, indicam uma direção a seguir, mas na maioria dos casos, não possibilitam que se parta para a investigação. Logo, precisa ser redefinidos,esclarecidos, delimitados. Daí surge os objetivos específicos da pesquisa (GIL, 2002, p.111).

Como objetivos mostraremos alternativas logísticas para dar um melhor aos resíduos sólidos emitidos pelas lojas de varejo da Leo Madeiras.

A justificativa é a parte do projeto. No pré TCC ela é explicada na introdução. Determina objetivo, é necessário explicar a relevância da pesquisa. (MAGALHÃES, 2009,...
tracking img