Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto


Sustentabilidade e Educação: andando juntos por um futuro melhor.

• Apresentação:
Com a ausência de locais para o entretenimento (não contando com quadras poliesportivas somente), diversão e métodos educacionais de formação, em áreas de periferia mais fechadas, com o público alvo crianças de 07 a 12 anos e adolescentes de 12 a 17 anos, nosso projeto trás a ideia de um - Núcleo de Apoioa Infância e Educação - NAIE. Com a ajuda de diferentes parceiros, que assim trariam doações que nos habilitariam a construir uma sede, assim como colocar em prática os projetos feitos em áreas públicas e outros projetos de cunho para formação dos mesmos.
O NAIE então traria a diferentes regiões da periferia, desde aéreas de renda média baixa a áreas de pobreza extrema, onde a criminalidadeassola não só as famílias, mas esses jovens em si, muitos destes mesmos jovens não têm expectativas futuras, em relação a estudo e trabalho. Nosso projeto não tem somente como objetivo retirar esses jovens da rua, mas também dar-lhes novas perspectivas de vida, dar-lhes educação, forma-los como cidadãos e encaminha-los ao mercado de trabalho.
• Justificativa:
Nosso projeto deve ser realizado, pois,beneficiara não só os jovens que dele farão parte, mas também as comunidades da qual o projeto fara parte, trazendo coleta seletiva, qualidade de vida e cultura as famílias dos jovens que o projeto formará. Além de afastar esses mesmos jovens das drogas e criminalidade, que assolam a periferia.

O NAIE tem como pauta, projetos de cunho sustentável, tais como:
O Bate Lata (Fundação Orsa –Campinas – SP): Projeto de oficina musical que, cria instrumentos musicais a partir de latas, baldes, etc. Formando assim uma fanfarra, com a base instrumental (percussão) formada pelos mesmos instrumentos criados pelos alunos e outros instrumentos conseguidos por meio de doação de nossos colaboradores.
Foto na Lata: Oficina de formação, sócio ambiental; que trás em seu conteúdo a importância dafotografia, sua historia e ensina- os a arte de fotografar a partir de “latas fotográficas”.
Brinquedos Recicláveis: Oficina que ensinaria as crianças a criarem brinquedos para si, a partir do que as mesmas chamam de lixo. Assim aprimorando em si, a responsabilidade social de cada criança dentro de casa, fazendo com que demos inicio a outro projeto – Coleta Seletiva.
Coleta Seletiva: Iniciaremos aeducação ambiental das crianças e adolescentes que frequentam nosso ambiente sócio educacional, assim provendo a coleta seletiva em suas residências, bem como em suas ruas e bairro respectivamente.
- Projetos de cunho educacional:
Dançarte (Projeto Dançarte arte e cidadania – Rio de Janeiro – RJ): Projeto com intuito de formação em dança: Ballet clássico, jazz, ballet contemporâneo e dança desalão. Esse projeto visa não só o ensino as crianças, como a formação de jovens que queiram ingressar no mercado de trabalho por meio da dança.
Reforço educacional: Aulas de reforço para crianças e adolescentes que estejam com dificuldades de aprendizado.
Desenhando a vida: Projeto que visa o aprendizado e formação de desenhistas e futuros designers e também a inclusão no mercado de trabalho destes.Técnico em auxiliar de administração: Para jovens que buscam uma formação técnica, oferecemos o curso de auxiliar de administrativo – (buscando parceria com instituições de formação especifica).
• Metas:
Em uma comunidade de 600(seiscentos) famílias, em que temos uma média de 2 (dois) filhos, para cada família, temos 1200(um mil e duzentos) jovens, em um primeiro momento nosso projeto visaauxiliar 300(trezentos) jovens em um primeiro momento. Após três meses da implantação do NAIE, ampliaremos as vagas para 600(seiscentos) jovens e assim sucessivamente até em 12 meses alcançarmos as meta dos 1.200(um mil e duzentos) jovens, atendidos por pelo menos 3(três) projetos dentro do NAIE. Para alcançar esse objetivo firmaremos na comunidade receptora, o compromisso de habilitarmos os...
tracking img