Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A preocupação com os problemas ambientais vem se intensificando ao passar dos anos, pois é necessária uma mudança comportamental urgente para não agravar ainda mais a degradação do meio ambiente.
A humanidade se encontra em um momento de definição histórica. Defrontamo-nos com a perpetuação das disparidades existentes entre as nações e no interior delas, o agravamento da pobreza,da fome, das doenças e do analfabetismo, e com a deterioração contínua dos ecossistemas de que depende nosso bem-estar.
Com a Revolução Industrial e o conseqüente aumento da degradação ambiental, provocada pela descoberta e exploração de novas tecnologias, surgem os primeiros movimentos que exigem a preservação de áreas naturais em benefício da coletividade. A pressão da sociedade civil leva àcriação, no séc. XIX, dos primeiros Parques Nacionais nos EUA, Austrália e Nova Zelândia. A partir da década de 60, a divulgação de pesquisas comprovando a deterioração da qualidade de vida nas cidades, e de projeções científicas que mostram a Terra transformada num imenso deserto e os grandes centros urbanos destruídos por inundações, desperta a preocupação de milhares de pessoas, principalmentena Europa e nos EUA, dando origem a amplos movimentos ambientalistas. Essas pesquisas indicam que a Terra atravessa rápido período de transformação, que duplicará o contingente demográfico em apenas quarenta anos.
Ao longo deste trabalho iremos tratar sobre alguns movimentos em prol à conservação do meio ambiente como:
- Tratado de Kyoto;
- ECO – 92;
- Agenda 21

2. TRATADO DE KYOTO

OProtocolo de Quioto é consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá (outubro de 1988).
Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas doaquecimento global.
O Protocolo é um passo importantíssimo pra diminuir a poluição do ar e, conseqüentemente, combater o aquecimento da Terra. O pacto foi assinado há quase oito anos e só saiu do papel depois da adesão da Rússia. A maioria dos países assinou o documento, inclusive o Brasil.

2.1 Histórico
Em 1988, ocorreu na cidade canadense de Toronto a primeira reunião com líderes de países eclasse científica para discutir sobre as mudanças climáticas.
Em 1990, surgiu o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), primeiro mecanismo de caráter científico, tendo como intenção alertar o mundo sobre o aquecimento do planeta.
Em 1992, as discussões foram realizadas na Eco-92, que contou com a participação de mais de 160 líderes de Estado.
Na reunião, metas para que os paísesindustrializados permanecessem no ano de 2000 com os mesmos índices de emissão do ano de 1990 foram estabelecidas.
Em 1995, foi divulgado o segundo informe do IPCC declarando que as mudanças climáticas já davam sinais claros, isso proveniente das ações antrópicas sobre o clima.
No ano de 1997, foi assinado o Protocolo de Kyoto, essa convenção serviu para firmar o compromisso, por parte dospaíses do norte (desenvolvidos), em reduzir a emissão de gases.
Em 2004 ocorreu uma reunião na Argentina que fez aumentar a pressão para que se estabelecessem metas de redução na emissão de gases por parte dos países em desenvolvimento até 2012.
O ano que marcou o início efetivo do Protocolo de Kyoto foi 2005, vigorando a partir do mês de fevereiro. Com a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto,cresceu a possibilidade do carbono se tornar moeda de troca. O mercado de créditos de carbono pode aumentar muito, pois países que assinaram o Protocolo podem comprar e vender créditos de carbono.
O protocolo foi assinado por 141 países, mas grandes poluidores do planeta ficaram de fora, como os Estados Unidos e a Austrália. 

2.2 Mapa do Protocolo de Kyoto
Legenda :  
* Verde : Países que...
tracking img