Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
ANÁLISE BIOCOMBUSTÍVEIS

Setor sucroalcooleiro do Brasil avança em sustentabilidade

VASCO DIAS
ESPECIAL PARA A FOLHA
O setorsucroenergético tem uma grande missão internacional pela frente.

Após 31 anos de protecionismo, os Estados Unidos abriram, no início do ano, as portas para o etanol brasileiro, com o fim das tarifas deimportação.

Além de poder exportar o produto para o maior mercado consumidor de etanol, o Brasil tem a chance de mostrar ao mundo a importância desse combustível para o futuro sustentável do planeta.Embora o mercado interno seja a prioridade, este é o momento de o setor se preparar para atender também à crescente demanda externa, investindo na capacidade produtiva e ainda seguindo à risca asexigências dos mercados internacionais.

Não há mais espaço para empresas que não se comprometam com boas práticas de sustentabilidade. E isso é uma realidade na produção brasileira de etanol, que járecebeu importantes certificações internacionais concedidas após rígidos critérios de apuração e que envolvem todos os aspectos da cadeia de produção.

Uma delas é a certificação Bonsucro, criadano ano passado e exigência para a entrada de açúcar e etanol à base de cana-de-açúcar nos países da União Europeia.

A primeira usina a receber a qualificação no mundo é brasileira e está localizadaem Maracaí (SP). Hoje, 15 unidades contam com a certificação, que é concedida a usinas que atendam ao menos 80% de 48 indicadores de sustentabilidade.

Outro importante selo conquistado pelo etanolnacional foi concedido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency - EPA), que considera o etanol brasileiro como combustível avançado. Atualmente, 140usinas do Brasil receberam o registro para exportar o combustível aos Estados Unidos.

Especificamente para o Estado da Califórnia, é necessária ainda a certificação Carb (California Air Resources...
tracking img