Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Esse curso tem como objetivo proporcionar o conhecimento necessário para que as pessoas sejam capazes de planejar sua vida financeira e organizar seu orçamento familiar.
Ao final do curso, você deverá estar apto a planejar sua vida financeira, organizar o orçamento individual e familiar e aprender a organizar a sua vida financeira em casos de endividamento. Nos últimos anos, estáse percebendo o aumento de estudos sobre o comportamento dos indivíduos no que se refere às decisões financeiras. Diversas correntes científicas, como a Psicologia Econômica, o Marketing, as Finanças Comportamentais, a Teoria dos Jogos, vêm estudando o comportamento dos consumidores frente às atitudes de comprar, vender, consumir, poupar e se endividar. Diante do consumo excessivo, muitosindivíduos contraem dívidas, comprometem uma parcela significativa de suas rendas, e, em muitos casos, acabam tornando-se inadimplentes, ou seja, acabam por não cumprir com seus compromissos financeiros. À luz desta concepção, endividados trabalham para quitar suas dívidas por terem pouca ou nenhuma habilidade de lidar com o dinheiro, por não se preocuparem em fazer um planejamento financeiro ou por motivosimplícitos em razões sociais ou psicológicas. Muitos desses indivíduos conseguem retomar o equilíbrio de suas vidas, outros necessitam de ajuda e muitos terão que carregar consigo o estigma de eternos endividados. Muitos autores concordam que, além do aspecto econômico do endividamento, existem outros fatores comportamentais que afetam na dívida, entre eles, variáveis sociais e psicológicas.Objetivo Geral

Aprenda a poupar e a investir
Na organização de suas finanças pessoais, é muito importante que você siga uma determinada sequência. Primeiro, como você já viu, é muito importante regularizar suas contas. Depois disso, quando as dívidas não forem mais um problema, finança prática é um verdadeiro assessor financeiro pessoal, que vai ajudar você no planejamento de sua vida econômicapor meio de dicas e explicações que esclarecerão de forma simples o que parece complicado certamente conseguirá identificar pontos a trabalhar em seu orçamento, possibilitando-lhe economizar.
Cumpridas essas duas primeiras metas, é então hora de trabalhar com o dinheiro a seu favor. Como? Investindo o dinheiro poupado!
Tenha sempre em mente a grande diferença entre poupar e investir. Aoeconomizar e guardar dinheiro, você pode estar deixando-o escapar, caso não opte por alguma alternativa que lhe reponha algumas perdas ao longo do tempo. Para isso, é bom conhecer dois conceitos: taxa de juro e inflação.

Como administrar uma crise financeira
Tudo em seu dia-a-dia estava perfeito. Trabalho, casa, amigos, família em total equilíbrio. Porém, a situação dá uma guinada e você, de repente,se vê no meio do furacão. As despesas aumentam e você não consegue honrar seus compromissos financeiros, a situação no emprego já não é mais são estáveis; amigos e parentes se mostram cada vez mais distantes. O que fazer quando isso acontece?

Análise real do orçamento
Passado o susto, o melhor a fazer é analisar friamente o seu orçamento. Coloque nele sua receita real, se ainda contar comuma, e todas as despesas mensais. Liste aqui não apenas as contas de água, luz, telefone, celular etc., mas também as despesas com compras para a casa, vestuário, alimentação e medicamentos. Leve tudo em consideração.
Nesta hora você poderá se surpreender em como já vinha acumulando gastos maiores do que seu ganho, num padrão além do ideal, levando-o a uma situação difícil como esta. Porém, a horanão é de se lamentar: você pode solucionar tudo, desde que arregace as mangas e se direcione para o “ataque”.

Corte de despesas
Visando o seu bem estar e o de sua família, não tenha medo de cortar para valer algumas despesas. Existem muitos itens em nosso dia-a-dia que podem ser dispensados numa situação como essa. Você sentirá uma queda em seu padrão de vida, mas, por outro lado, poderá...
tracking img