Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE

André Fellipe Gonçalves¹
Bruna Braga Bráulio²
Janaína Fernanda Aparecida do Carmo³
Marcela Azevedo dos Santos4
Tiago Libério Moura5

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de sustentabilidade, a criação do conceito e suas definições. Relatar sobre as principais conferências ambientais, focando na Rio + 20 , seus objetivos e consequentemente seusresultados para o planeta. O desenvolvimento sustentável nas organizações, visando os aspectos econômicos, sociais e ambientais positivos. Discutir sobre os desafios socioambientais dentro das organizações e as consequências do capitalismo no meio ambiente. A pesquisa se caracteriza como descritiva.

Palavras chaves: Meio ambiente Rio + 20, Socioambiental e Sustentabilidade.

ABSTRACT

Theobjective of this article is to present the concept of sustainability, the creation of the concept and definitions. Report the major environmental conferences, focusing on the Rio + 20, its objectives and consequently its results for the planet. The development sustainable in organizations, aiming the aspects at the economic, social and positive environmental. Discuss the social environmentalchallenges inside the organizations and the consequences of capitalism on the environment. The research is characterized as descriptive.

Key words: Environment, Rio + 20, social environmental and sustainability
1 INTRODUÇÃO

O conceito de sustentabilidade tem sido utilizado, cada vez mais, para dar suporte a processos econômicos. As organizações, por vários motivos, que vão desde interesse demercado até a sobrevivência do planeta, estão cada vez mais empregando o termo sustentabilidade na designação de suas ações.
Pode-se afirmar que sustentabilidade busca conciliar a questão ambiental com a questão econômica incorporando o princípio básico da continuidade, nada pode ser sustentável se não for contínuo. A análise do conceito de sustentabilidade com o enfoque que conhecemos hoje surgiuna década de 70 para preservar os recursos naturais e vem crescendo a cada ano.
Neste artigo, procuramos discorrer mais sobre o que é a sustentabilidade, suas questões ambientais e econômicas, e a importância que ela faz dentro das organizações e no planeta.

2 CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade, palavra oriunda do latim SUSTINERE, “aguentar, apoiar, suportar”,
de SUB-, “abaixo”,mais TENERE, “segurar, agarrar”. O sufixo -dade (não “-bilidade”) é do Latim -ITAS, formador de substantivos abstratos derivados de adjetivos.
O termo manter é uma das definições possíveis à palavra ‘sustentar’, que dá suporte ao conceito de sustentabilidade. Mas é importante utilizá-lo de forma adequada, já que para manter, neste caso, ou sustentar, é preciso transformar. Não há formas demantermos a estrutura, o comportamento e o pensamento que se tem hoje e garantir a sustentabilidade. Um ecossistema só é sustentável porque os seres e recursos que o compõem trocam energia e matéria em ciclos contínuos, transforma-se frequentemente, não permitindo que haja desequilíbrio duradouro o bastante para causar seu colapso.
As demais definições de sustentar, como suportar, amparar, nutrir,fortificar, não deixam de ter o mesmo significado que manter, desde que compreendido o seu uso devido. Caso contrário, sustentabilidade seria sinônimo da habilidade de manter a sociedade que aí está (como está), em processo lento ou rápido e contínuo de degradação da vida.
Sustentabilidade hoje é o que mais se vê discutir em todos os meios de comunicação. Trata-se de um conceito sistêmico, quecorrelaciona os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Esse conceito foi criado em 1987, por representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade, membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. "Satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro" Gro Harlem...
tracking img