Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esse trabalho tem o objetivo de apresentar alguns assuntos do nosso dia a dia como, por exemplo, falar de sustentabilidade, desenvolvimento, resíduos e saber qual sua importância no nosso presente e também para o futuro como será daqui alguns anos, o desenvolvimento tem obrigatoriamente que integrar outras perspectiva como, por exemplo, o bem estar social e a qualidade ambiental.Tendo risco de seesgotar o capital planetário que permite a prosperidade econômica.Se nós destruirmos os recursos naturais de que dependemos , o crescimento econômico deixa de existir. Como ficaria sem o petróleo, carvão, gás natural, água, alimentos entre outros. A sociedade não sabe garantir a energia para sua atividade econômica,sem solo fértil e água limpa, e não esta preparada para uma educação ambientalpreocupante.Será que nossos filhos terão o prazer de conhecer uma bela arvore,ou um rio com cascata,animais domésticos e selvagens.Por isso vamos estudar e nos aprofundar nos assuntos deste trabalho para que possamos assim amenizar o problema e ajudar um pouco mais essa sociedade que tanto precisa entender o quanto é importante a sustentabilidade, o planejamento ambiental, a política nacional deresíduos e o saneamento básico.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que elesse mantenham no futuro. Sustentabilidade pode ser também definida como característica de um processo ou sistema que permite que ele exista por certo tempo ou por tempo indeterminado. É uma característica ou condição de processo que permite a sua permanência em certo nível por determinado prazo. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável é preciso que seja ecologicamentecorreto,economicamente viável e culturalmente diverso. Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável.
Planejamento AmbientalÉ o planejamento de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais. Mas o planejamento ambientalcomo política pública envolve um pouco mais de questões como o levantamento de dados sobre a região para a qual se pretende fazer o planejamento e, a mais complicada: a análise integrada das diversas variáveis envolvidas.
A Política Nacional Resíduos Sólidos Urbanos representa um marco na resolução de problemas ambientais resultantes do excesso de resíduos sólidos, de sua destinação final e dotratamento inadequado até aqui, determinando novos comportamentos de ora em diante. Uma vez transformada em lei federal os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão adaptar suas legislações.
A lei proíbe a criação de lixões, onde os resíduos são lançados a céu aberto, e determina que as prefeituras passem a construir aterros sanitários adequados ambientalmente, nos quais só poderão serdepositados os resíduos sem qualquer possibilidade de reaproveitamento ou compostagem. Será proibido catar lixo, morar ou criar animais em aterros sanitários.
Saneamento Básico
O saneamento básico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social....
tracking img