Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO 4º ANO: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE...

PROJETO ANUAL 4º ANO:  Um por todos... e todos pelo futuro do planeta!

“De nada adianta trabalhar o respeito ao ambiente se não há o respeito pelas pessoas entre si.”

OBJETIVO GERAL:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.JUSTIFICATIVA:
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios,acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)

“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dosambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s 2.001)

Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores efuncionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.

Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.

A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção narealidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.

Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.

Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido aoestágio de desenvolvimento existente no mundo.

O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.

Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.

Este projeto contempla anecessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.

“O Brasil está a um passo de se firmar como uma potência sustentável, então estar a par das últimas novidades da área ambiental deixa de ser uma curiosidade, paratornar-se uma necessidade.”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.

Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.

Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.

Adotar atitudes de solidariedade,companheirismo, respeito e cooperação.

Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.

Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.

Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos....
tracking img