Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA em Sustentabilidade e Responsabilidade Social TURMA ADME1A

Disciplina/EAD: ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Professor: Luciano Andrade

Aluna: Ana Paula M Abril de 2012

Unidade 5 - Tarefa: Ética e Sustentabilidade

Elabore um planejamento para uma empresa real ou fictícia. Inclua nele tudo o que você aprendeu neste curso. O objetivo é tornar a empresa uma propulsora da ética planetária.Seja técnico, proponha

ferramentas. Use sua criatividade.

Como se trata de um planejamento, você não tem limite mínimo de páginas, nem máximo.

Capriche!

1) Ética nas Empresas 2) Contextualização 3) A empresa : Mil Faces

Revista Exame Elaine Sternberg

Demandas e Pressões sobre as Empresas
MERCADO Atendimento às suas necessidades de bens e serviços, adequados e econômicos.ACIONISTAS Retorno de capital e preservação do patrimônio.

EMPRESAS
EMPREGADOS E FORNECEDORES Condições de trabalho, salário e realização. Negociação leal e respeito aos contratos. COMUNIDADE Contribuição constante à melhoria da qualidade de vida. Ética, consciência ecológica e social. GOVERNO E CONCORRÊNCIA Lealdade e cumprimento das leis. Pontualidade nas obrigações tributárias.

O conceito dedesenvolvimento sustentável foi apresentado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente, em abril de 1987, na Assembléia Geral das Nações Unidas. O principal produto desta Comissão foi o “Relatório Nosso Futuro Comum”, também conhecido como “Relatório Brundtland”, onde o desenvolvimento sustentável é apresentado como “o desenvolvimento que preenche as necessidades do presente, sem comprometer ahabilidade das gerações futuras de preencherem suas próprias necessidades” (ONU, 1988). O Desenvolvimento Sustentável pressupõe interdisciplinaridade, na medida que sua evolução nos leva a trabalhar com três macro temas que compõe o chamado “triple bottom line”, ou seja, os aspectos ambientais, sociais e econômicos. A sinergia entre esses aspectos permeia a aplicação do conceito de DesenvolvimentoSustentável, ou Sustentabilidade, onde quer que ele seja aplicado, tanto em nível governamental, como da sociedade civil ou na seara empresarial. Pode-se também trabalhar com outras dimensões do desenvolvimento sustentável, como por exemplo os aspectos culturais, tecnológicos e políticos. Responsabilidade Social Corporativa, às vezes também denominada Cidadania Empresarial, pode ser entendida comoo compromisso contínuo da empresa com o seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo ao mesmo tempo a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo. A Ecoeficiência é alcançada mediante o fornecimento de bens e serviços a preços competitivos, que satisfaçam as necessidades humanas e tragamqualidade de vida, promovendo ao mesmo tempo uma redução progressiva dos impactos ambientais e da intensidade do consumo de recursos ao longo do seu ciclo de vida, a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de suporte estimada da Terra.

É notório que atualmente o consumo de latas de alumínio no mundo é bastante elevado.

São inúmeras as empresas que utilizam este recurso para comercializaçãodos seus produtos
(empresas de sucos, cervejas, refigerantes, chás, energéticos e etc.). Esse cenário apontou para uma necessidade urgente: como reutilizar esse material de forma adequada? Assim, em 2008, nasceu a Mil Faces. A empresa estabelece parcerias com os catadores de latinhas das cidades onde ela se instala. Parte das latinhas alimenta as empresas que as beneficia para reutilização. Alémdisso a empresa identifica grupos de

artesãs para utilização, por meio de outro ciclo, de parte
do material recolhido. Dessa forma as latinhas se transformam em diversos produtos artesanais que são vendidos na comunidade local e no exterior.

O ciclo de vida da lata de alumínio:

As latas de alumínio podem ser
recicladas infinitamente sem

perder a qualidade Além disso, a Mil Faces...
tracking img