Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANO 6 — Nº 15

agosto 2005

APRENDENDO A LIÇÃO DE CHACO CANYON:
do “Desenvolvimento Sustentável” a uma Vida Sustentável
por Fernando Fernandez

Instituto Ethos Reflexão é uma publicação do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, distribuída gratuitamente a seus associados.

A palestra transcrita neste documento foi proferida em 30 de junho de 2004, durante a ConferênciaNacional 2004 – Empresas e Responsabilidade Social, realizada pelo Instituto Ethos, em São Paulo, SP, sob o tema “Sustentabilidade da Sociedade e dos Negócios”.

Realização Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Rua Francisco Leitão, 469, 14º. andar, conj. 1407 Pinheiros – 05414-020 – São Paulo, SP Tel.: (11) 3897-2400 www.ethos.org.br Patrocínio Institucional Banco SafraColaboradores do Instituto Ethos Benjamin S. Gonçalves (coordenação e edição), Leno F. Silva e Paulo Itacarambi Colaborador do UniEthos Fernando Pachi Autoria Fernando Fernandez Revisão Márcia Melo Projeto e produção gráfica Waldemar Zaidler e William Haruo (Planeta Terra Design) Tiragem: 4.000 exemplares São Paulo, agosto de 2005.

Impresso em Reciclato — capa 180 g/m2, miolo 90 g/m2 — da Suzano Papele Celulose, o offset brasileiro 100% reciclado.

É permitida a reprodução desta publicação, desde que citada a fonte e com autorização prévia do Instituto Ethos.

Esclarecimentos importantes sobre as atividades do Instituto Ethos: 1. O trabalho de orientação às empresas é voluntário, sem nenhuma cobrança ou remuneração. 2. Não fazemos consultoria e não credenciamos nem autorizamosprofissionais a oferecer qualquer tipo de serviço em nosso nome. 3. Não somos entidade certificadora de responsabilidade social nem fornecemos “selo” com essa função. 4. Não permitimos que nenhuma entidade ou empresa (associada ou não) utilize a logomarca do Instituto Ethos sem nosso consentimento prévio e expressa autorização por escrito. Para esclarecer dúvidas ou nos consultar sobre as atividades doInstituto Ethos, contate-nos, por favor, pelo serviço “Fale Conosco”, do site www.ethos.org.br.

APRESENTAÇÃO

Ao chegar pela primeira vez à região hoje conhecida como Chaco Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, os conquistadores espanhóis ficaram maravilhados e intrigados diante das imensas ruínas de construções que encontraram em pleno deserto, erguidas com grossos troncos de árvore e pequenosblocos de pedra. Para que serviriam aqueles gigantescos edifícios e de onde teria sido trazida a madeira usada em sua construção, se as florestas mais próximas ficavam a centenas de quilômetros de distância? Estudos recentes indicaram que o material utilizado era dali mesmo. Há apenas 1.100 anos, uma extensa floresta cobria toda aquela área, que foi palco de uma devastação ecológica como muitasque a ocupação humana tem sido capaz de provocar ao longo da História em diversas partes do mundo. A lição que podemos extrair desse episódio é o tema central da palestra que o biólogo Fernando Fernandez, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou, com grande repercussão, durante a Conferência Nacional 2004 — Empresas e Responsabilidade Social, cujo conteúdo, revisto eatualizado pelo autor, temos o prazer de apresentar nesta edição de Instituto Ethos Reflexão. Para Fernandez, um pesquisador cada vez mais interessado na história e na filosofia das relações do homem com a natureza, “a ecologia tem sido um dos maiores árbitros da ascensão e da decadência das civilizações”, conforme demonstram os vários exemplos por ele apresentados. “Em muitas ocasiões, a decadênciadas civilizações foi acontecendo à medida que cada uma destruiu seu ambiente e esgotou a base de recursos dos quais dependia.” A evocação de Chaco Canyon serve ao autor para introduzir uma ampla discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e para pôr em xeque a eficiência de projetos que se definem como “socioambientais”. Serve também para sugerir caminhos a seguir frente aos...
tracking img