Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas epara outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e aomesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênicasaudável para os habitantes.
Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materias (através da reciclagem).
Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para aspessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
Controle de Qualidade da Água Através de Sistemas de Wetlands Construídos
Principais Utilizações:
1. Pré-tratamento de água para diversas finalidades;
2. Tratamento secundário e terciário do esgoto urbano;
3. Abastecimento de água industrial e urbana;
4. Purificação de grandesvolumes de água para enquadramento de rios na Classe 2, a partir de rios atualmente com qualidade Classe 3 ou 4.
A primeira tentativa de utilização desta capacidade de modificação da qualidade das águas, no sentido de purificação realizada no Brasil através de sistemas de “wetlands” construídas, foi feita por SALATI, E. ET AL, (1982), com a construção de um lago artificial nas proximidades de umcórrego altamente poluído (Rio Piracicamirim) na ESALQ (Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz”), em Piracicaba – SP, (SALATI, E>, 1984). As experiências iniciais foram satisfatórias e os trabalhos foram continuados a partir de 1985.
Para realizar um levantamento de aspectos e impactos ambientais, são desenvolvidas etapas e também há uma tabela contendo a avaliação das causas potenciais daocorrência de problemas ambientais:
• Atribuição do Valor do Índice de Gravidade: este índice procura avaliar a gravidade de um impacto ambiental de um modo potencial de falha ao Ambiente e a saúde das pessoas
• Atribuição do valor do índice Ocorrência: trata-se da probabilidade de ocorrência de um impacto ambiental;
• Atribuição do valor do índice Detecção: é a relação entra a detecção e asolução de uma ocorrência, avaliando o quanto existe um sistema de defesa contra possíveis falhas do Sistema;
• Atribuição do valor do índice facilidade de implantação da ação recomendada: busca relacionar o número de pessoas envolvidas para operacionalizar a solução e o tempo gasto para a aplicação do plano de ação, bem como os custos envolvidos.

Etapa 2
A Política Nacional do Meio Ambiente tem porobjetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
Para se obter um bom planejamento ambiental, deveremos observar os seguintes aspectos:
• Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
•...
tracking img