Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Hoje ouvimos muito falar em “sustentabilidade” para qualquer coisa. Falamos muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e muito mais. No entanto, poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. É umacompreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade abrange muito mais coisas é mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.
Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna- se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novo cenário “sustentável” deconsumidores “verdes” foi necessária uma adaptação das organizações para continuarem a atender seu público. Assim, as empresas e a sociedade viram-se obrigadas a adotar uma abordagem sócio-ambiental. Para tanto, foi preciso à adaptação da produção em todas as suas etapas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meio ambiente e destruíam ecossistemas.
Vamos vernesse trabalho muita informação para que possamos a partir daqui nos tornarmos pessoas preocupadas com essa palavra que tem vindo a se tornar forte em vários meios da sociedade “SUSTENTABILIDADE”.

O que é sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental
Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócio que visa o retorno para os acionistas, ao mesmo tempo em que levam emconsideração os impactos das operações no meio ambiente e na sociedade, protegendo recursos humanos e ambientais. Desta forma, uma empresa sustentável deve olhar para três aspectos:
- Gerar lucro e retorno, sendo economicamente viáveis e eficientes.
- Estar atento ao impacto das atividades, direta e indiretamente, sobre o meio ambiente.
- Cuidar das relações com a sociedade, colaboradores e clientes.
Ummodelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que tem o poder de satisfazer as necessidades das gerações atuais, que não irão comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades, isso na pratica quer dizer, que para vivermos hoje, não podemos sacrificar as gerações futuras. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com oquestionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos dasdemais espécies. Em resumo uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais tais como; água, solo, vida vegetal, ar, que serão essenciais para as próximas gerações.
Hoje é necessário que antes de executarem obras e ações, os governos devem planejar e organizar levando em consideração os seguintes aspectos:
- Econômicos; crescimento e desenvolvimento da economia
-Sociais; atendimento das necessidades econômicas
- Ambientais; capacidade de regeneração do ambiente natural
A proposta é uma nova concepção de prosperidade, diferente da usada até os dias de hoje, em que só era levado em conta, o crescimento econômico. O importante hoje é que o crescimento e o desenvolvimento de um país, deve assegurar no mínimo a qualidade de vida de todas as pessoas, ao mesmotempo em que se garanta a proteção do meio ambiente.
Todos já vimos em na televisão, a “venda” de idéias sustentáveis, como por exemplo; trocar carros por bicicletas, de lavar a calçada com a água do balde não com um jato de esguicho, de separar os tipos de lixos e reciclá-los ou até mesmo comprar lâmpadas que consomem menos energia elétrica. Seja como for, essas idéias de preservação do meio...
tracking img