Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL


JACKSON LUIS SANTOS















SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
















Pimenta Bueno
2012


JACKSON LUIS SANTOS

















SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL









Trabalhoapresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.















Pimenta Bueno

2012

INTRODUÇÃO


A educação ambiental é uma ferramenta inquestionável no gerenciamento ambiental de uma empresa. Entretanto, a educação ambiental efetuada pelas empresas é praticada fora de seus limites. Nas escolas, geralmente, ocorre por meio da reciclagemde estudos ou sensibilização de professores para a questão ambiental. A educação ambiental é um agente catalisador do processo de interação dentro de uma empresa e não pode ficar restrita ao treinamento, visando à sensibilização e motivação dos funcionários, embora contribua para a construção de um sistema de gestão ambiental que estará permeando desde o trato com o chão da empresa até o modo detratamento com os funcionários de modo eficaz e não simplesmente pelo desejo de cumprir um requisito que vise à certificação. Um sistema de gestão ambiental não tem como objetivo cuidar do meio ambiente e sim a melhoria do desempenho ambiental e operacional de uma organização.
Esse processo começa com a compreensão das questões ambientais. Todo funcionário deve estar consciente das questõesambientais da empresa, do seu desempenho ambiental e do próprio desempenho operacional. Um programa de educação ambiental envolve um conjunto de atividades sistematizadas e com a participação dos diversos setores da empresa/escola e que auxiliam na elaboração dos indicadores ambientais. Tais atividades demonstram não só os benefícios de um programa de educação ambiental, mas também como se tornauma ferramenta fundamental do sistema de gestão ambiental. É um programa de causa nobre, e não pode estar distanciado da realidade operacional e ambiental da empresa.
Iniciando uma análise de como trabalhar a consciência ambiental no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de educação básica, percebe-se que atuar na educação ambiental, atualmente, tornou-se um amplo desafio para todos oscidadãos. É preocupante a crise ambiental, e a sobrevivência dos seres vivos no planeta já é muito questionada. Nessa dinâmica, faz-se necessário caracterizar a importância da educação ambiental nas instituições escolares, tanto para a formação quanto para a construção individual e coletiva dos alunos, família e a comunidade escolar.
Entretanto, precisa-se deixar claro para o aluno quais asfinalidades da educação ambiental e, consequentemente, compreender o processo de conscientização e consciência ambiental para o melhor entendimento deste. Um bom educador precisa utilizar estratégias de ensino para a prática de educação ambiental que estimulem o aluno a preservar o meio ambiente, além de promover a integração entre a escola e a comunidade, objetivando a proteção ambiental emharmonia com o desenvolvimento sustentável.


















DESENVOLVIMENTO


É importante que a questão ambiental seja entendida na escola, onde se encontram alunos de todas as idades. Portanto, é preciso discuti-la em um sentido amplo. Afinal, a função da escola é formar cidadãos capazes de decidir sobre o destino da sociedade, por isso, é fundamental que a escola trabalhena conscientização e no futuro da humanidade.
Contextualizando a temática, percebe-se que a educação ambiental possui algumas propostas legais, tanto nacionais quanto internacionais para o Currículo Escolar da educação básica. Reconhecer o verdadeiro sentido da educação ambiental é um trabalho interdisciplinar que pode ser realizado em todas as etapas da educação básica.
Todas as...
tracking img