Sustentabilidade e meio ambiente empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO
RESUMO 2
ABSTRACT 3
INTRODUÇÃO 4
1 MEIO AMBIENTE 6
1.1 BREVE CONTEXTO HISTÓRICO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 6
1.1.2 Responsabilidade Social 7
1.2 GESTÃO AMBIENTAL 9
1.2.1 Princípios da Gestão 11
1.2.2 Objetivos da Gestão 14
1.2.3 Questões Ambientais 15
1.2.4 Política Ambiental 16
1.2.5 Vantagens Competitivas 17
1.2.6 Questão Ambiental nas empresas de Serviços Financeiros 18
2MARKETING SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NAS CORPORAÇÕES 20
2.1 MARKETING SOCIAL 20
2.2 SUSTENTABILIDADE NAS CORPORAÇÕES 24
3 ESTUDO DE CASO BANCO SANTANDER 30
3.1 HISTÓRIA DO BANCO SANTANDER 30
3.1.1 Missão 31
3.1.2 Compromisso 32
3.1.3 Modelo de Negócios 32
3.2 PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE SUSTENTABILIDADE 2008 / ATUAL 32
3.2.1 Diretrizes de Sustentabilidade 33
3.2.2 Ações Sustentáveis 333.3 ENTREVISTA 35
CONSIDERAÇÕES FINAIS 42
BIBLIOGRAFIA 43

RESUMO

Este estudo sobre a sustentabilidade em instituições financeiras (estudo de caso do banco Santander) caracteriza-se por uma pesquisa literária de caráter qualitativo, cuja finalidade, em linhas gerais, está em analisar a importância das praticas sustentáveis, o que ela traz de positivo em nosso panorama atual e como asempresas, principalmente instituições financeiras, e a sociedade se comportam diante deste desafio, quais praticas sustentáveis aderiram e de que forma agregaram os valores ao seu dia-a-dia.
Para um melhor entendimento, levou-se em consideração todo histórico da responsabilidade social, estudos abrangendo a gestão ambiental, o marketing social e a sustentabilidade nas corporações.
Este trabalhoteve por objetivo evidenciar o reconhecimento de praticas sustentáveis pelo setor financeiro e a sua importância nas organizações e sociedade.
Palavras chave: Sustentabilidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social,
Instituições Financeiras.



ABSTRACT

This study on the sustainability of financial institutions (a case study of Santander) is characterized by a literary search ofqualitative character, whose general purpose, is to examine the importance of sustainable practices and how companies its benefits to our current scenario especially financial institutions and society address this challenge, which sustainable practices they have adapted and how they have aggregated these values to their day-to-day.

For better understanding, we have taken into account the entire historyof social responsibility, studies covering environmental management, social marketing and sustainability in corporations.

This study aimed to recognize sustainable practices by the financial sector and its importance to organizations and society.

Keywords: Sustainability, Environment, Social Responsibility Financial Institutions.

INTRODUÇÃO

A inclusão da sustentabilidade nasorganizações vem adquirindo crescente atenção de distintos grupos de interesse, como os investidores, a sociedade civil e a mídia. Entretanto apenas é possível agregar de forma eficaz os aspectos sociais e ambientais na estratégia empresarial quando as organizações são capazes de determinar uma justificativa de interesses para um bom desempenho socioambiental. Quando isso não ocorre, tal relação ficavulnerável a modificações na gestão, ciclos financeiros e alterações nas prioridades da sociedade, o que dificulta a continuidade de ações sustentáveis.

É fato que os principais atuantes no desenvolvimento econômico de um país são as empresas, cujos avanços tecnológicos e a ampla competência de geração de recursos fazem com que cada vez mais necessitem de ações cooperativas e unificadas quepossibilitem o desenvolvimento de processos que objetivem a gestão ambiental e a responsabilidade social.

As organizações socialmente responsáveis têm atitudes éticas e o reconhecimento da sociedade, o que passa a ser um diferencial. A importância desses fatores reconhecida pelos consumidores e a contribuição de seus colaboradores permitem que se gerem vantagens competitivas, e consequentemente...
tracking img