Sustentabilidade: a nova visão das empresas

Páginas: 6 (1300 palavras) Publicado: 20 de março de 2011
INTRODUÇÃO

Neste projeto será abordado o assunto sobre a sustentabilidade que está inserida na disciplina de Contabilidade Ambiental, considerado hoje um dos maiores desafios das empresas e do mercado. Fazendo com que as organizações busquem cada vez mais alternativas que visem melhorar a qualidade do meio ambiente aliado aos seus rendimentos.
Num mundo onde a economia é caracterizada pelacompetição e por consumidores mais conscientes dos seus direitos preocupando-se com a valorização da sua qualidade de vida, faz com que as empresas cada vez mais associem sua imagem com a responsabilidade social.
Sendo assim, a questão ambiental torna-se um importante instrumento para essa nova postura da empresa cidadã, onde ela busca e cria condições de competitividade e consciência ecológicaaté mesmo por questão de sobrevivência.

1 JUSTIFICATIVA

De modo pessoal, o interesse por este tema se dá pelo fato de que entre os jovens considerando esses como futuros líderes dessas organizações modernas, poucos são os que estão bem informados neste assunto.
Neste projeto será relatado as diferentes visões desse conceito de responsabilidade social que deixa de ser opção, epassa a ser uma questão de visão, estratégia e até mesmo de sobrevivência. O que demonstra que uma empresa socialmente responsável defende os interesses de seus acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, governo e o próprio meio ambiente.
Vem explanar que além de uma visão politicamente correta, a sustentabilidade passa a ser considerado como um diferencial competitivo.

2PROBLEMA DE PESQUISA E HIPÓTESES

De que modo as empresas podem melhorar a qualidade de vida da sociedade como um todo, sem perder o foco da necessidade de gerar lucro?
Este estudo visa demonstrar que a imagem de uma organização associada à consciência ecológica, agrada ao público externo o que já proporciona uma vantagem no mercado sendo também determinante para a geração de seu lucro.

3OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo principal deste projeto é estudar, compreender e analisar este novo comportamento das empresas.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Demonstrar como as empresas estão buscando alcançar seu espaço diante deste mercado;
• Conhecer de que forma estão encarando essa tendência para o seu desenvolvimento econômico;
• Compreender como acontabilidade contribui com as organizações na sua interação em benefício do meio ambiente.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

Nos últimos anos o tema da responsabilidade social empresarial tem sido bastante debatido a ponto de ocupar considerável espaço na mídia e nos fóruns empresarias. Não há a menor dúvida que esta temática é uma realidade, basta visitar as páginas na internet das principaisempresas.
O respeito ao meio ambiente e a preocupação com a valorização do homem estão cada vez mais presentes entre os fatores determinantes do sucesso mercadológico.
Na realidade, o debate em torno da boa conduta no mundo dos negócios é uma resposta a um ambiente em mudança que tende a condicionar a busca do lucro a padrões éticos de comportamento no que diz respeito aos mais diferentespúblicos da empresa.
Dentro da visão de Tachizawa (2001), um dos maiores desafios que o mundo enfrentará, é fazer com que as forças do mercado projetam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e uso criterioso de instrumentos econômicos. Com isso, surge um novo gerenciamento que ganha cada vez mais importância no meio empresarial e pode representar agarantia de que o homem será mesmo eco-eficiente e capaz de alcançar um desenvolvimento sustentável.
Segundo a Comissão Mundial do Meio Ambiente, o desafio do desenvolvimento sustentável é trazer as considerações ambientais para o centro das tomadas de decisões econômicas. Assim, vantagem competitiva é principalmente associar a imagem da organização á consciência ecológica.
Porém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nova Visão
  • Uma nova visão
  • A nova visão
  • AS NOVAS REALIDADES no governo e na política, na economia e nas empresas, na sociedade e na visão do mundo
  • Visão de empresa
  • Empresa e a sustentabilidade
  • Sustentabilidade nas empresas
  • Sustentabilidade nas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!