Sustentabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade Social

[pic]
Ao longo da história, os seres humanos sempre foram modificadores do ambiente onde vivem, a sociedade, a fim de obter progresso e desenvolvimento. Isto foi possível, devido aos avanços da tecnologia e a mundialização, frutos das Revoluções Industriais.
Os avanços tecnológicos trouxeram melhorias na qualidade de vida algumas pessoas, aumentando sua expectativa devida e sua comodidade, mas consigo vieram as conseqüências de um processo constante e atualizado: o crescimento demográfico, aumento do consumo (consumismo), o uso excessivo dos recursos naturais, desigualdade social, degradação do espaço e mudanças nos hábitos ( estilo de vida), devido as mudanças no sistema capitalista e do capital, gerados por uma economia neoliberal.
“As inovaçõestecnológicas produzem um novo modo de articulação entre o espaço e o tempo, isto é, a possibilidade de que ocorram diferentes pontos do planeta fenômenos interligados (...)”.

Estes avanços não estão distribuídos de forma proporcional e igualitária no mundo, fato este que dificulta a acessibilidade e a inclusão de alguns indivíduos na sociedade atual.
“O crescimento da população mundial, as largasdiferenças entre poder político contribuem para a deterioração ambiental, que, por sua vez, altera tanto a vida das pessoas quanto a estabilidade política e econômica mundiais. Mesmo assim as atuais políticas de governo passam por cima dos problemas, distraindo a atenção pública, e às vezes nem sequer os notam, o que distancia cada vez mais as possibilidades do tão almejado desenvolvimento sustentável(...)”.(ASSUNÇÃO, Maria de,cap.2 - Desenvolver e conservar – o Convívio com um Paradoxo, pág. 43-44 –Planejamento Ambiental para a cidade sustetável, ed. EDIFURB / ANNABLUME.)
A economia movimentada pela tecnologia cresce em ritmo acelerado e continuo, por isto, é necessário a criação de medidas e mecanismos de controle e estruturação, para que haja um desenvolvimento social sustentável e quediminua ou amenize os efeitos e as conseqüências deste processo.
Mas, afinal o que é Sustentabilidade Social ?
[pic]
http://www.hotsitespetrobras.com.br/diretrizes/index.html
É um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, ou seja, é a utilização de recursos de forma consciente e rentável, a fim de obter a melhorotimização dos recursos e a estruturação de um alicerce para um sistema, proporcionando um desenvolvimento viável e a maximização de ganhos coletivos, sociais e econômicos.

Ela é utilizada como um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial nopresente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade social tem significativa importância para a sociedade, pois está intimamente ligada à educação, ao desenvolvimento de técnicas industrias, econômicas e financeiras, além da ordem política e ambiental. Buscatrazer a responsabilidade social através de projetos sociais, visando a igualdade social entre os cidadãos e o excercicio da cidadania, logo, obteremos como resultado o bem-estar e a qualidade de vida[1], que são as necessidades básicas de um individuo em uma sociedade.
Seus princípios básicos são:
• a garantia da auto-determinação e dos direitos dos cidadãos;
• a garantia de segurança ejustiça através de um sistema judicial fidedigno e independente;
• a luta constante pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, que não deve ser reduzida ao bem- estar material;
• a promoção da igualdade de oportunidades;
• a inclusão dos cidadãos nos processos de decisão social;
• a promoção da autonomia da solidariedade e da capacidade de auto-ajuda dos cidadãos;...
tracking img