Sustentabilidade / politica dos 3 r's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energiasrenováveis.

As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de desenvolvimento do milénio procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental, através de quatro objectivos principais

Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade.

Reduzir parametade a proporção de população sem acesso a água potável e saneamento básico.
Alcançar, até 2020 uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.

É a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibidas por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certonível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras,e que precisou da vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
Sustentabilidade também pode serdefinida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas,Econômicas e Ambientais.
Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.

• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto devista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambientedegradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.

EXEMPLOS EM PORTUGAL

* PORTUGAL TELECOM
Relatório de Sustentabilidade 2011
Política de sustentabilidade empresarial e de responsabilidade social
Consulte os nossos novos estudos de caso:
* Saúde através das TIC
* Educação através das TIC
Crianças Seguras - Você, o seu filho eas novas tecnologias

* EDP

DP no top da sustentabilidade mundial
Pelo 5º ano consecutivo, o Grupo figura entre as elétricas com melhor desempenho nos índices Dow Jones de Sustentabilidade. | |

Reduzir a perda de biodiversidade, decorrente da actividade humana, é um dos grandes desafios da actualidade. A longo prazo, a EDP pretende contribuir para um balanço global positivo.Desde há vários anos que a EDP tem vindo a assumir uma postura proactiva no que se refere à abordagem das várias questões ambientais que influenciam as suas actividades. |
A Empresa adoptou, em 1994, a sua Política de Ambiente, que estabelece voluntariamente o Ambiente como objectivo de gestão, e tem vindo a implementar mecanismos de afirmação consistentes desses princípios nas diversas...
tracking img