Sustentabilidade no orçamwnto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE NO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

FOCO NA EMPRESA DREMIPOX SABÃO LTDA

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

1.1 ASPECTOS EVOLUTIVOS

O orçamento empresarial teve sua origem na administração pública e foi utilizado como instrumento de planejamento e controle das operações empresariais pela primeira vez na Du Pont, nos Estados Unidos, em 1919.

O orçamento empresarial ganhou relevância apartir da metade do século XX, mas precisamente entre os anos 1950 e 1960, quando grandes empresas passaram a utilizá-lo em suas operações e surgiram grandes obras de escritores como Welsch, Gordon e Hilton, entre outros, que difundiram o orçamento empresarial pelo mundo.

O nível de detalhes do orçamento empresarial pode variar de empresa a empresa. A elaboração em determinadas empresas podeencher muitas páginas com um nível de detalhes e complexidade acentuada. Antes de iniciar o processo orçamentário é sempre bom lembrar que ele inicia preferivelmente com a comunicação e a análise de objetivos e planos estratégicos da empresa.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

1.2 ORÇAMENTO DE VENDAS

O orçamento de vendas é formado pelas previsões de vendas de umperíodo predeterminado. Ele estima as quantidades de cada produto e serviço que a empresa planeja vender ou prestar, define o preço a ser praticado, impostos incidentes e a receita a ser gerada, como também pode imbuir a quantidade de clientes a serem atendidos, as condições básicas dessa venda, a vista ou a prazo, entre outras informações. Geralmente, ele serve de base para as outras peçasorçamentárias, por isso, se suas estimativas não forem precisas podem inviabilizar o controle orçamentário como um todo.

A primeira coisa a fazer quando for estabelecer o orçamento de vendas é definir os fatores limitadores ou restrições. Essa análise inclui um apurado diagnóstico dos fatores internos, como: capacidade produtiva (localização, número, tamanho e idade das plantas, automação, logística,qualidade, produtividade, disponibilidade de matéria-prima e mão-de-obra, entre outros), vendas e marketing (localização e números de pontos-de-venda, sistema de distribuição, preços e promoções, imagens do negócio, marcas e patentes, capacidade de atendimento, entre outros), P&D e engenharia (facilidade da P&D, recursos humanos, desenvolvimento de novos produtos, entre outros) e gestão e finanças(estrutura administrativa, competência e habilidades, cultura e valores, custo e disponibilidade de capital, sistema de planejamento e controle, liderança, entre outros).

Além dos internos, os fatores do ambiente externo também devem ser minuciosamente analisados, tais como mercado (potencialidade do mercado, diferenciação do produto, sazonalidade, mercados cativos, lucratividade do setor, nívelde renda dos clientes, entre outros), competitivos (intensidade da competição, barreiras para entrar e sair, fatia de mercado, substitutos disponíveis, outros), econômicos e governamentais (inflação, impacto das mudanças externas, nível salarial, disponibilidade de material e mão-de-obra, legislação e impostos, entre outros), tecnológicos (inovação, maturidade e volatilidade, necessidade de P&D deprodutos e processos, outros) e sociais e culturais (impactos ambientais, código de defesa do consumidor, mudanças demográficas, qualidade e mercados internacionais, entre outros).

Há muitos fatores a serem considerados e diferentes modos de estimas as vendas. Há empresas que estimam ou combinam informalmente informação de muitas fontes diferentes ou usam programas de computação, econometria eanálise de regressão. Embora considerando o tamanho da empresa ou a sofisticação dos processos de previsão usados, o ponto de partida habitual para a previsão de vendas são os níveis de vendas de anos anteriores.

O orçamento de vendas é elaborado multiplicando a quantidade de unidades estimadas de venda para cada produto pelo preço de venda estimado. Algumas empresas classificam a...
tracking img