Sustentabilidade no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SUSTENTABILIDADE
2.1 OS 31 DESAFIOS 4
2.1.1 SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO

As organizações são o motor da sociedade. De qualquer parte, movimentam a economia, geram empregos, criam tendências, promovem desenvolvimento, tem seu papel e um espaço único na vida da sociedade. Como conseqüência dessa atuação, daestratégia que adotam, da qualidade dos seus produtos e serviços, tem lucros para remunerar o investimento de acionistas, reinvestirem, desenvolver novas tecnologias, crescer, gerar novos empregos e dar uma contribuição efetiva para a sociedade. Empresas assim são “SUSTENTÁVELMENTE ECONOMICAS”. A competitividade entre as organizações apresenta-se cada vez mais intensa, exigindo assim de cada umadelas estratégias mais agressivas para a sobrevivência das organizações no mercado. Diante desta realidade, torna-se imprescindível a busca por uma economia sustentável, objetivando manter os recursos para futuras gerações. O principal objetivo de um processo de gestão sustentável é tratar de maneira integral os sistemas hídricos, básicos e naturais, buscando seu aproveitamento e recuperação. Oestudo que veremos a seguir busca demonstrar a importância da gestão ambiental sustentável voltada para a responsabilidade das empresas em garantir sua sobrevivência sem que comprometa as gerações futuras nem tão pouco o desenvolvimento e lucro em si.

SUSTENTABILIDADE

Ao se falar em sustentabilidade no Brasil não se pode deixar de mencionar que o país já deu umgrande passo ao implantar as Agendas 21, que é um instrumento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente e concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemassócio-ambientais, sendo o objetivo maior da Agenda 21 Local servir de subsídio à elaboração e implementação de políticas públicas, orientadas para o desenvolvimento sustentável. Governo e cidadãos precisam assumir os princípios da sustentabilidade, como sustentáculo estratégico e orientador das políticas públicas.

Desenvolvimento sustentável pode ser descrito comotodo desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.

1 OS 31 DESAFIOS

Em uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, foi criado um mapa das metas a serem alcaçadas nas proximas decadas com base em pesquisas já realisadas pela mídia e atravez de entrevistas com diversosespecialistas foi criado o mapa com trinta e um desafios..

• Condição de equilíbrio dos ecossistemas e provisão de serviços ambientais:

Impacto da expansão populacional e industrial no equilíbrio dos ecossistemas e naperda irreversível da biodiversidade e de outros serviços ambientais.

• Energia:

Pressão gerada pelos padrões de produção econsumo de produtos e serviços nas
fontes de energia para as gerações presentes e futuras.

• Mudança climática:

Efeitos das emissões de gases do efeito estufa na estabilidade climática.


• Água:

Impactos da expansão populacional e industrial nas fontes de recursos hídricos.


• Saúde pública:

Acesso restrito da populaçãoa medicamentos e serviços médicos (prevenção,
tratamento e orientação em geral).

• Pandemias:

Velocidade com que novos vírus se propagam mundialmente, podendo causar a
perda de milhares de vidas humanas.

• Produção de alimentos:

Impactos ambientais e socioeconômicos negativos resultantes da maneira como os
alimentos são predominantemente...
tracking img