Sustentabilidade na gastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING DE SERVIÇOS
SUSTENTABILIDADE NA GASTRONOMIA



SUMÁRIO

1. Introcução......................................................................03
2. Panorama Brasileiro...................................................... 04
3. O que é gastronomia e suas aplicações globais............. 06
4. Sustentabilidade na gastronomia................................... 08
5. Mix marketingatravés da sustentabilidade................... .10
6. Conclusão......................................................................12
7. Bibliografia....................................................................13

1. Introdução
A preocupação com o rumo que o planeta está tomando quando o assunto é sustentabilidade aumenta a cada dia, não apenas por parte da população, mas tambémpor parte das empresas. Antigamente, a sustentabilidade era vista apenas como algo que aumentava os custos das empresas, ou seja, ser sustentável custava caro e não trazia retorno. Hoje o panorama é bem diferente, as empresas lutam para adaptar seus produtos e serviços à sustentabilidade. Os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de escolher o que irão levar para casa e dãopreferência para produtos de empresas que mostram sua preocupação com o meio ambiente e com a sociedade, oferecendo produtos e serviços que tragam benefícios a todos e não somente para a empresa. Há uma forte associação entre responsabilidade social e fidelidade do consumidor, este tende a continuar comprando de empresas que fazem a coisa certa.
2. Panorama Brasileiro
Atualmente oBrasil vem se destacando dentro os outros países em relação às ações direcionadas a sustentabilidade ambiental, apresentando projetos inovadores de valorização da biosfera, de tentativa de redução das explorações descontroladas e de reaproveitamento e reciclagem de produtos. Um exemplo claro disso, é que o Brasil recicla quase 100% de todas as latinhas descartáveis e garrafas PET, mas ainda deixa adesejar quando o assunto são os outros materiais que podem ser reciclados.
O Brasil criou dois programas nacionais pensando em não comprometer os recursos naturais de gerações futuras: O Procel (O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que promove a racionalização do consumo de energia elétrica, para combater o desperdício e reduzir os custos e os investimentos setoriais, aumentandoa eficiência energética.) e o Conpet (programa nacional da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural).
Em 2012 o Brasil foi eleito o quinto no novo índice de sustentabilidade da ONU, o IRI (índice da riqueza inclusiva), a ferramenta reúne informações referentes à educação e expectativa de vida, os recursos florestais, além da produção industrial, o objetivo do indicador éincentivar a sustentabilidade dos governos e complementar o cálculo do PIB. O Brasil acabou ficando atrás de China, Alemanha, França e Chile (ordem classificatória). O indicador aplica informações referentes ao capital humano, natural e manufaturado de 20 países para mostrar um panorama mais amplo que o PIB.
3. O que é sustentabilidade e quais são suas aplicações gerais.
Sustentabilidade é ahabilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo,preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.`
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro...
tracking img