Sustentabilidade na gastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
uma cozinha consciente em harmonia com o nosso planeta. Alguns dos temas do congresso são: “Quando nada é desprezado” preparar os alimentos de forma inteligente, sem desperdício, aproveitando todas as partes dos alimentos como talos, folhas, caules e sementes. Combinando três ingredientes fundamentais para uma boa refeição: qualidade, economia e sabor. introduzir na vida da comunidade cardápiosde alto valor nutritivo, baixo custo e colaborando com o desperdício.
 com o processo de coleta de óleo residual gerado nos bares e restaurantes para fins de reciclagem. Sendo esse óleo entregue em empresas que fazem a reciclagem dos resíduos e os transformam em sabão de barra, etc. E ainda podemos fazer mais. Tenha no seu jardim um espaço para plantar temperos; deixe os grãoscomo:arroz,lentilha,feijão, algumas horas de molho e use panela de pressão, assim gastará menos gás; substitua os guardanapos de papel pelos de pano que podem ser reutilizados; deixe os aparelhos como microondas, processador, etc. desligados da tomada (se economiza  5% na conta de eletricidade); não coloque alimentos quentes na geladeira; substitua os produtos de limpeza químicos por ecológicos. Esses são alguns doscuidados e formas que temos para contribuir com o meio ambiente. A utilização de produtos regionais e o estímulo aos pequenos produtores rurais além de contribuir com o desenvolvimento das comunidades, com o aumento da renda desses produtores, é um papel importante na sustentabilidade do planeta.
SETE PRINCÍPIOS DE GASTRONOMIA E SUSTENTABILIDADE
1. Conhecer o alimento que adquirimos, processamose comemos.
2. Conservar os meios e as condições que dão origem ao alimento.
3. Preservar, valorizar e promover as qualidades naturais do alimento, assim como seu uso saudável.
4. Utilizar todo o alimento que adquirimos.
5. Remunerar adequadamente os produtores do alimento, inclusive pelos serviços ambientais providenciados para a sociedade.
6. Aplicar conhecimento e tecnologia inovadora paravalorizar a diversidade e qualidade do ingrediente, assim como de seus usos.
7. Honrar e respeitar diariamente o ato de comer e de preparar a comida.
Atitudes simples dentro do ambiente na cozinha, seja no âmbito doméstico ou industrial podem reverter em economia de água, luz e outros benefícios ambientais.
A primeira regra é utilizar sempre que possível alimentos frescos, a granel  eminimamente processados, evitando os ultra processados e os industrializados em geral. Deve-se estimular a prática de separar o lixo orgânico de papel limpo, vidros, plásticos, metais e outros resíduos inorgânicos. Morando em casa, é aconselhável fazer uma composteira, uma horta ou direcione o lixo orgânico para lugares que reciclam. Já existem ONGs que recolhem essa preciosa base de composto orgânico noscondomínios e prédios, bem como o óleo de frituras (que não deve ir para o lixo comum nem deve ser jogado na pia).
Utilizar restos, cascas, talos e folhas de alimentos vegetais é outra prática que dialoga com a discussão de reaproveitamento alimentar. Além de enriquecer preparações, as partes normalmente descartadas de vegetais podem ser usados para preparar caldos concentrados de vegetais,diminuindo o lixo orgânico.
Os melhores utensílios para o cozimento são as panelas de barro, ferro, pedra sabão, vidro e aço inox. É aconselhável descartar panelas de tefal ou esmaltadas rachadas, pois elas liberam substâncias tóxicas e metais pesados como o chumbo. O uso adequado de panelas contribuiu para o correto cozimento dos alimentos, para a preservação de suas qualidades nutricionais e para aeconomia de energia ou gás.
 Orienta-se evitar panelas e colheres de alumínio preferindo colheres de madeira bem seca ou de bambus para o preparo dos alimentos. O alumínio é um metal comprovadamente tóxico associado a muitos casos de alergias, hiperatividade e dificuldade de aprendizagem em crianças e deve ser evitado em panelas. Os alimentos também não devem ser guardados em utensílios de...
tracking img