Sustentabilidade na area grafica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em geral as indústrias são as maiores responsáveis pela degradação do meio ambiente e dentre os principais setores responsáveis por tal, está a indústria gráfica, que gera uma enorme quantidade de resíduos químicos, principalmente de classes I e II. Neste setor as grandes empresas costumam encaminhar corretamente os resíduos devido à consciência das multas que poderão ser aplicadas.Entretanto as gráficas de pequeno e médio porte não fazem o mesmo, pois em alguns casos a quantidade de resíduos necessária para o envio é pequena e o custo elevado, além de que algumas imaginam produzir pouco resíduo, tornando assim dispensável o encaminhamento para o tratamento de tais.

As empresas que fazem a coleta e destinação dos resíduos costumam cobrar por seus serviços de acordo com aquantidade de material recolhido, e muitas delas possuem quantidade mínima para a coleta, o que gera um problema para gráficas de pequeno porte, gerando assim o descarte errado de seus resíduos.

A CRB (Coleta de Resíduos Berg) é uma empresa que tem o intuito de recolher pequenas quantidades de resíduos de pequenas indústrias e armazená-los para quando atingir a quantidade necessária encaminharpara seu destino final, o que faz com que o descarte das pequenas gráficas e outras sejam destinados corretamente.

É preciso conscientizar empresários para que saibam o dano que podem estar causando ao meio ambiente devido ao descarte errado destes, podendo assim se prejudicar principalmente no setor financeiro, devido a multas aplicadas de até R$ 50.000.000,00 e perdendo assim suacredibilidade com clientes. Já com o encaminhamento correto dos resíduos, empresas conseguem certificados que só aumentam sua credibilidade, além do beneficio ao meio.








SUSTENTABILIDADE

A palavra sustentabilidade vem do verbo sustentar. Indo por este caminho e citando um exemplo prático fica fácil entender o que é e colocá-la em prática. Perceba que a ação do homem na retirada de umaárvore sempre causará algum tipo de impacto ao ecossistema. Por isso, pensar em meios sustentáveis nada mais é do que minimizar ou recompensar a interferência humana neste procedimento.
Ser sustentável é uma preocupação que as pessoas têm agora, porém pensando no futuro. Tendo isso em vista, John Elkington criou um conceito para Sustentabilidade que se baseia em Anais do 2º Simpósio Brasileiro deDesign Sustentável (II SBDS) três pilares: economia, meio ambiente e sociedade. Em seu livro “Canibais de Garfo e Faca” (2001:20), ele diz que sustentabilidade pode ser definida como “o princípio que assegura que nossas ações de hoje não limitarão a gama de opções econômicas, sociais e ambientais disponíveis para as futuras gerações”. Esse equilíbrio entre os três pilares é chamado de Triple BottomLine pelo autor.
Ter um desenvolvimento sustentável significa ”atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades" (1991:46). Essa foi a definição apresentada no relatório "Nosso Futuro Comum", publicado em 1987 pelos membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela Assembléia Geral da ONU(Organização das Nações Unidas), que resultou do trabalho Conjunto de representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade.
Com base nisso, Manzini e Vezzolli (2002:28) citam que as ações humanas, para serem consideradas realmente sustentáveis, devem responder aos seguintes requisitos:
• Basear-se fundamentalmente em recursos renováveis (garantindo ao mesmo tempo arenovação);
• Otimizar o emprego dos recursos não renováveis (compreendidos como o ar, a água e o território);
• Não acumular lixo que o ecossistema não seja capaz de reutilizar (isto é, fazer retornar às substâncias minerais orgânicas, e, não menos importante, às suas concentrações originais);
Um pensamento que as pessoas sempre encaram como solução para o meio ambiente é a reciclagem. Por...
tracking img