Sustentabilidade, meio ambiente, saneamento e política ambiental

Páginas: 21 (5217 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
SUSTENTABILIDADE, MEIO AMBIENTE, SANEAMENTO E POLÍTICA AMBIENTAL

INTRODUÇÃO

À medida que os problemas ambientais aumentam a sociedade tem de tomar atitudes mais drásticas em relação ao problema ampliando os movimentos de defesa do meio ambiente e buscar alternativas para conciliar progresso e conservação da natureza.
A discussão sobre meio ambiente oferece oportunidades de tratar deassuntos que se referem aos interesses de cada um e do planeta como um todo. Os bens da natureza pertencem a toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras que visem o bem comum de toda a sociedade e é na escola que o educando passa a desenvolver um senso de responsabilidade, solidariedade, respeito às pessoas e ao seu ambiente e a medir o uso que faz da natureza.
Em um processo deconscientização os homens e a sociedade tomam consciência do seu meio ambiente, constroem os conhecimentos e desenvolvem os valores, as habilidades, as experiências e a determinação é possível tornar-nos aptos a agir resolvendo problemas ambientais do presente e do futuro.
O futuro do planeta depende de como ele está sendo cuidado no presente e, o ser humano não está cumprindo o seu papel dentro das leis queregem o equilíbrio da natureza. É necessário que cada vez mais as pessoas se conscientizem da importância de se lutar contra as injustiças, por uma cidadania, por um mundo melhor, pela qualidade de vida.

1 SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conceito que envolve economia, social, cultura e ambiente.
Tem o objetivo de ensinar a sociedade a preservar a biodiversidade e o ecossistema natural,planejando e agindo de forma a atingir a eficiência na manutenção desses ideais.
A sustentabilidade abrange desde uma vila ate o planeta inteiro.
A sustentabilidade busca a não interferência do homem na natureza, ou pelo menos que a utilize de forma consciente.
Segundo Brown (1980) sustentabilidade é “comunidade sustentável como o que é capaz de satisfazer as próprias necessidades sem reduziras oportunidades das futuras gerações”.
Todos devem ter responsabilidade sócio-ambiental, cuidar do meio onde vive, usar tecnologias mais econômicas e menos impactantes, buscando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. A degradação da qualidade ambiental exige novas posturas éticas, fundadas em uma ética do futuro.
Sustentabilidade nada mais é do que a forma de viver bem no lugar quehabita, cuidando, preservando e recuperando o meio ambiente, para que este nunca se acabe.
O que temos visto é muito desmatamento, enchentes, erosão. Estamos vivendo um tempo de catástrofes naturais, causados por nós mesmos. O que precisamos fazer é reconstruir o que foi destruído, replantar, cuidar para que o buraco na camada de ozônio não aumente, pois estes danos atingem a todas as espéciesvivas na terra, todos são afetados pelos problemas ambientais.
Devemos trabalhar nossa geração e as futuras para que protejam o meio ambiente, tornando-o mais sustentável e impeçam o desperdício de recursos.
Vários projetos rondam nossa vida, temos instituições que lutam contra a destruição da flora e da fauna. Como, por exemplo, o tratado de Kyoto onde os países desenvolvidos se comprometem aemitir menos gases causadores do aquecimento global. É uma atitude que deve ser adotada por todo ser humano no planeta.
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável. Umas das metas das Nações Unidas para o novo milênio é garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental, que consiste em: reduzir para metade a proporção depopulação sem acesso a água potável e saneamento básico.
É necessária uma condição mínima de vida para o individuo se sentir parte da sociedade. Quando falamos destas condições, temos de pensar em qualidade de vida e em saneamento básico.
O saneamento básico é um direito de todo cidadão assegurado pelo Poder Público, que deve controlar as águas, esgotos, etc.
Para o pleno desenvolvimento humano é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica ambiental e meio ambiente
  • Meio ambiente e saneamento ambiental aplicado
  • Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • “Sociedade, meio ambiente, história e política ambiental”.
  • meio ambiente: impactos antropicos e politicas ambientais
  • DIREITO AMBIENTAL
  • MEIO AMBIENTE: Meios de Sustentabilidade
  • Saneamento e Meio Ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!