Sustentabilidade global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual André Avelino Ribeiro

Sustentabilidade Global

Cuiabá-Mt
2012

Hudson Fernandes

Sustentabilidade Global

Trabalho solicitado pelo Professor
Marcos Monteiro, á turma do 1°G do
Curso Técnico em Vendas do período vespertino.

Cuiabá-Mt
2012SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Princípios e definições de sustentabilidade ambiental 5
Sustentabilidade Social 6
Sustentabilidade Econômica 6
Sustentabilidade Ecológica 7
Conclusão 8

INTRODUÇÃO
 
Usa-se a palavra “sustentabilidade” para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidadeeconômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante. A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de formaresponsável e não destruídos. Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novo cenário “sustentável” de consumidores “verdes” foi necessária uma adaptação desorganizações para continuarem a atender seu público. Assim, as empresas viram-se obrigadas adotar uma abordagemsocioambiental. Para tanto, foi preciso a adaptação da produção em todas as suas etapas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meio ambiente e destruíam ecossistemas. Esse trabalho tem por objetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância diferente aspectos, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas e das novas fontes de energia renováveis.Princípios e definições de sustentabilidade ambiental

O termo “meio ambiente” é usado para descrever o que nos rodeia – tanto o meio ambiente físico natural, como a terra, a água, o clima, as plantas e os animais que podemos ver quanto o lugar em que vivemos, com a sua dinâmica social, cultural, econômica e espiritual (geralmente chamado de meio ambiente humano). Este livro concentra-se no meioambiente físico natural – a maneira como as nossas práticas e o nosso estilo de vida o afetam e a maneira como ele afeta a nossa vida.
As pessoas dependem do meio ambiente natural para sobreviver. Nossos alimentos, nossos medicamentos, nosso abrigo, nosso combustível e nossas vestimentas são todos provenientes dele. Por exemplo, a colheita de um agricultor depende de água adequada, luz do sol, solofértil, ar e solo não-poluídos e uma vida equilibrada de insetos e micro-organismos. Na ausência de um destes, a colheita estará ameaçada, e o agricultor talvez não tenha alimento suficiente para alimentar sua família ou vender no mercado.
Os habitantes das áreas urbanas também dependem do meio ambiente, mas, talvez, de uma forma menos direta. Seus alimentos podem chegar até eles indiretamente,através dos mercados e das lojas. Eles geralmente compram combustível para cozinhar ao invés de sair para procurá-lo. Os produtos industrializados dependem do meio ambiente para obter:
■ matéria-prima, como a madeira ou fibras vegetais
■ energia – geralmente de combustíveis fósseis, como o petróleo ou o diesel, para o funcionamento das máquinas
■ água – as fábricas geralmente usam muita água para osprocessos industriais
■ transporte – terrestre, por rodovias e ferrovias, e marítimo ou fluvial, para chegar aos clientes.
A interação humana com o meio ambiente frequentemente causa um impacto negativo. Às vezes, o mau manejo de um recurso leva a outros problemas ambientais. Por exemplo, a exploração excessiva das reservas florestais aumenta o desmatamento, o que pode resultar em...
tracking img