Sustentabilidade empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO

JOÃO PAULO SILVA DE FREITAS

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

teresópolis
2011

JOÃO PAULO SILVA DE FREITAS

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina, , para as disciplinas: Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologiae Filosofia .

Prof. Adriana Rampazo
Marcelo Silveira
Wilson Sanches
Márcia Bastos

Teresópolis
2011

Introdução

Neste trabalho será desenvolvido a relação entre as empresas e os projetos socioambientais, além de uma analise de textos referente a empresa Petrobras, onde se destaca seusinterreses socioambientais e projetos, em contrapartida com um texto que se refere a uma decisão judicial tomada contra a empresa.
No trabalho também haverá um estudo sobre o petrolio, em que falará da sua origem, da crise do petrolio, a que acarretou percas para as industrias e para o desenvolvimento do país.

DESENVOLVIMENTO
Não existe uma definição única para responsabilidade social segundoBusiness Social Responsible Institute (BSR 2001), mas de forma ampla trata-se de decisões de negócio tomadas com base em valores éticos e de respeito com as pessoas e com o meio ambiente, segundo a BSB Institute, sustenta que o conceito de empresa socialmente responsável se aplicará aquela que atue no ambiente de negócios, de forma que atinja ou exceda as expectativas éticas, legais e comerciais doambiente social na qual a empresa se insere.
Diante da degradação de nosso planeta temos cada vez mais desastres naturais, porém um dos maiores problemas ambientais atualmente são causados pela poluição, e os efeitos dessa poluição tem relação direta com duas dimensões: o tempo e o espaço. Assim um desastre ambiental que tenha graves conseqüências em nosso planeta hoje, podemperfeitamente ser encontrado muitos anos depois, pois o efeito desse desastre e biocumulativo (A Crise Ambiental Planetária por Nilze de Paula Figueiredo).Outros causadores desses desastres são urbanização desenfreada , o avanço da urbanização em contrapartida com o crescimento populacional e conseqüentemente com um maior consumo dos recursos naturais, geram sérios desequilíbrios para o meu ambiente, odesmatamento e a contaminação das próprias empresas que não tem consciência ambiental.
Os problemas socioambientais interferem nas organizações em diversos fatores, como desastres ambientais, as guerras e as mudanças observadas na sociedade afetam o ambiente de negócios e tornam os problemas socioambientais ainda maiores, pode acarretar falta de matéria prima, dificuldade de transporte em caso dedesastre, e a empresa que não segue os patrões éticos e ambientais podem ser mal vista no mercado interferindo na sua rentabilidade.
Para se obter responsabilidade social e ambiental tem que haver ética, pois a pratica de responsabilidade social indica valores éticos e morais

A sociedade passa a usar a energia fóssil de maneira intensiva, na revolução industrial neste período foram usadasfontes de maior poder energético como petróleo.

1- Exxon móbil (EUA)
2-Shell (Holanda)
3-Petrobras (Brasil)
4-BP (Reino Unido)
5-Total (França)
6-Chevron (EUA)
7- Eni (Itália)
8- Conoco Philiphs (EUA)
9- Repsol (Espanha)

Em meados dos anos 70 com a crise do petróleo e a alta internacional dos juros desaceleraram a expansão industrial, com o financeiro externo mais caro, aeconomia brasileira entra em um período de dificuldades crescentes, que levam o pais na década de 80 ao descontrole na inflação. O Brasil mergulha numa longa recessão que praticamente bloqueia seu crescimento econômico. No começo dos anos 90 a produção e praticamente a mesma de dez anos atrás. Contudo o setor industrial vem encolhendo e perdendo a participação do PIB para o setor de serviços....
tracking img