Sustentabilidade Empresarial - Case Sguario

2668 palavras 11 páginas
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL E MONITORAMENTO DE
INDICADORES ESTUDO DE CASO SGUARIO FLORESTAL S/A.
Elicezar Antonio Baldo – RU 588373
Jonas Frutuoso de Oliveira – RU 237256
Súlivan Sinval Bernardon – RU 588008
1. INTRODUÇÃO
A Sguario Florestal S/A é uma empresa de sociedade anônima, fechada, de médio porte, que tem por objetivo manejar de forma sustentável florestas próprias.
Iniciou suas atividades a mais de 88 anos, com diversas serrarias nos estados do
Paraná e São Paulo. Em meados de 1960 iniciaram-se os projetos de reflorestamentos, seguidos das fábricas de pasta mecânica e da gradual desativação das antigas serrarias. Atuou na produção de papel entre a década de 60 e 90.
Atualmente a atividade florestal da Sguario está voltada predominantemente para o manejo sustentável de florestas plantadas com Pinus spp. Sua produção de toras é destinada para atender a demanda da serraria da empresa, e o excedente é comercializado para processamento em serrarias da região. Os demais subprodutos da floresta são comercializados para diversos fins, tais como: celulose, energia, goma resina, entre outros.
Possui

aproximadamente

13.400

mil

hectares

de

terra,

sendo

que

aproximadamente 7.800 hectares com plantios comerciais sendo 90% com gênero
Pinus e 10% com gênero Eucalipto. Do total de áreas da empresa, 40% estão no município de Nova Campina, 23% no município de Ribeirão Branco, 21% no município de Apiaí, 12% no município de Itararé, 2% no município de Itapeva e 1% nos municípios de Barra do Chapéu e Bom Sucesso de Itararé.
A unidade industrial da Sguario para desdobro e beneficiamento de madeiras está sediada no município de Nova Campina onde possui a maioria das áreas de reflorestamento, possui um escritório comercial em São Paulo que é responsável pela venda dos produtos serrados e beneficiados produzidos pela unidade industrial para os mercados interno e externo. A Sguario também é proprietária da Sguario
Forestry and

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas