Sustentabilidade empresa natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA
Campus Aliberti







Processo de Sustentabilidade na empresa Natura

Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera, como exigência parcial para avaliação na disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente , sob a orientação da ProfessoraTutora Elaine Carvalho Alva









São Caetano do Sul
2011



Sustentabilidade
Política de sustentabilidade daempresa Natura.
Fundada em 1969, A Natura é uma indústria de cosméticos que desde 1974 desenvolve uma estratégia de atuação comercial com venda direta da indústria ao consumidor.
É uma empresa que expressa preocupação em valorizar e preservar a natureza, empregando embalagens recicláveis, refis e fórmulas biodegradáveis, que procuravam evitar a poluição ambiental. Como expressão concreta dessesconceitos. No ano 2000 surge a proposta de criar a linha EKOS, associando o conhecimento científico à tradição do conhecimento popular e preservando a biodiversidade brasileira. Todas as etapas – da produção ao consumidor final – da linha de produtos EKOS, derivados de sementes, folhas e óleos extraídos das florestas, são concebidos para assegurar que o processo de extração não impeça asustentabilidade dos ecossistemas brasileiros.
Investimentos .
A companhia teve de investir em um eficiente sistema de distribuição direta de seus produtos, já que cada consultora faz a encomenda da quantidade necessária de produtos de acordo com uma pré-venda efetuada. No Brasil, a empresa mantém canais de venda por meio de suas consultoras em cerca de 4.500 municípios. Nos demais países da América doSul, a empresa tem trabalhado na implementação desse sistema desde a década de 80, começando pelo Chile, depois Argentina, Peru e Bolívia. Recentemente, a Natura mantém uma loja em Paris, tendo em vista expandir em breve suas atividades ao mercado europeu.
A Natura comporta-se de maneira arrojada quanto ao investimento em pesquisa e desenvolvimento. Essa postura em termos de investimento emtecnologias demonstra uma visão de negócio estrategicamente alinhada às práticas de responsabilidade sócio-ambiental, de forma pró-ativa. O reconhecimento do caráter estratégico da boa relação da empresa com os Stakeholders preconiza um entendimento do papel da empresa como sujeito ativo da transformação social.
A Linha EKOS
Ao lançar a linha EKOS, a Natura começava a colocar em prática o usosustentável de ativos da biodiversidade brasileira. O emprego de originários da flora brasileira deveria ser economicamente viável e, ao mesmo tempo, contemplar o manejo correto da atividade extrativista e o desenvolvimento sustentável das comunidades produtoras. A comunidade escolhida para fornecer os insumos para a linha EKOS fo ia comunidade de Iratapuru no Amapá. Uma pequena comunidade situada emplena floresta amazônica brasileira, tem seus membros envolvidos na extração de castanha, copaíba e breu-branco. Os fornecedores são ligados à COMARU, entidade fundada dois anos antes da COMARU própria Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS ) do Iratapuru. É integrada por 30 famílias, sendo que todas as participaram do contato inicial com a Natura, porém das quais apenas 7 encontram -secertificadas pela IMAFLORA até o momento e fornecem seus produtos à Natura. Esta certificação se dá sobre a “colocação” - área sobre a qual cada família tem direito de uso - sendo que as áreas certificadas vêm aumentando a cada ano. O processo de certificação foi financiado pela Natura, ainda que a comunidade fosse a responsável por obtê-la.
A colheita se dá entre os meses de março e maio; depois disso...
tracking img