Sustentabilidade em empresas de cosmeticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Passo Fundo
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Curso de Administração de Empresas
Responsabilidade Social Empresarial
Professor Carlos Alexandre Gehm da Costa

Relatório de Sustentabilidade

Empresas de Cosméticos

Daís Pagotto
Francieli Marcanzoni
Gessilene Scarparo Bergmann
Karen Ribeiro Julio
Priscila Simões Pires
Simone SchusterKressin

Passo Fundo, 08 de Junho de 2010.

introdução

Através deste trabalho buscamos abordar o aspecto da Sustentabilidade no setor de cosméticos brasileiro. Para isto, abrangemos um aspecto geral do setor, desde o seu surgimento até o trabalho de realçar as empresas que mais se destacam no setor atualmente.
Para uma empresa deste setor, trabalhar visando a sustentabilidade tem-se mostrado umpré-requisito tanto nos aspectos econômico-financeiros, quanto em seus relacionamentos com a sociedade e fornecedores.

A história do setor de cosméticos


A palavra cosmético vem do grego kosmetikós, que quer dizer
“o que serve para ornamentar”.

Pode-se dizer que a história do uso de cosméticos remonta, pelo menos, a 30.000 anos atrás. Os homens da pré-história faziam gravações emrochas e cavernas, pintavam o corpo e se tatuavam. Rituais tribais praticados pelos aborígenes dependiam muito da decoração do corpo para proporcionar efeitos especiais, como a pintura de guerra. A religião era uma razão para o uso desses produtos. Cerimônias religiosas, freqüentemente empregavam resinas e ungüentos de perfumes agradáveis. A queima de incenso deu origem à palavra perfume, que nolatim quer dizer “através da fumaça”.
Aparentemente, os egípcios foram os primeiros usuários de cosméticos e produtos de toucador. No sarcófago de Tutancâmon (1400 a.C.) foram encontrados cremes, incensos e potes de azeite usados na decoração e no tratamento.
Durante a dominação grega na Europa (400 a.C.) a cosmética estava mais conectada aos cientistas do que aos religiosos. Os cientistas da épocadavam conselhos sobre dieta, exercícios físicos e higiene, assim como o uso dos cosméticos. Nos manuscritos de Hipócrates, considerado o pai da medicina, foram encontradas orientações sobre higiene, banhos de água e sol, a importância do ar puro e da atividade física. Nesta época, século II a.C., venerava-se uma deusa da beleza feminina, chamada Vênus.
Na era Romana, por volta do ano 180 d.C.,um médico grego chamado Claudius Galen (mais conhecido como Galeno) realizou sua própria pesquisa científica na manipulação de produtos cosméticos, iniciando assim a era galênica dos produtos químico-farmacêuticos. Galen desenvolveu um produto chamado Unguentum Refrigerans, o famoso cold cream, baseado em cera de abelha e bórax. Também foi nesta época que Ovídio escreveu um livro voltado à belezada mulher, chamado “Os produtos de beleza para o rosto da mulher”, que ensina a mulher a cuidar de sua beleza através de receitas caseiras.
Com a Renascença e com o descobrimento da América, no século XV, percebemos o retorno da busca pelo embelezamento. Todos os costumes e hábitos de vida da época estão retratados em obras de pintores, como, por exemplo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, queretrata a mulher sem sobrancelhas, face ampla e alva, de tez suave e delicada.
Durante a Idade Moderna, séculos XVII e XVIII, notamos a crescente evolução dos cosméticos e também da utilização de perucas cacheadas. Em Paris, na Rua Saint Honoré, eram vendidos produtos cosméticos, depilatórios, pomadas, azeites, águas aromáticas, sabonetes e outros artigos de beleza. Contudo, o grande salto dosperfumes se deu quando Giovanni Maria Farina, em 1725, estabeleceu-se em Colônia, na Alemanha. Lá ele desenvolveu a famosa “água de colônia”.
Já na Idade Contemporânea, século XIX, período Vitoriano na Inglaterra, Isabelina na Espanha e dos Déspotas Esclarecidos na França pós Napoleão Bonaparte, a popularidade dos cosméticos foi retomada. Foi um período rico para o surgimento de indústrias de...
tracking img