Sustentabilidade em bancos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Sustentabilidade, termo que adquiriu uma grande importância que hoje em dia já faz parte da rotina dos empresários, dos comerciantes, nas instituições financeiras, registrado em inúmeras propagandas dos mais diversos produtos, clientes e fornecedores. Está também nas atitudes de quem anseia por um mundo melhor, sempre levando em consideração o uso racional dos recursosnaturais. Falaremos sobre o conceito e sobre alguns marcos da sustentabilidade que aconteceram na história.

As ações de sustentabilidade e preservação ambiental têm conquistado cada vez mais espaço nas estratégias de negócios e são responsáveis pela sobrevivência de grandes, médias e micro empresas no mercado.

A sociedade tem se organizado para exigir diferentes atitudes por partedas empresas, tratando de movimentos que buscam o crescimento econômico aliando ao equilíbrio ambiental com justiça social de qualquer empresa com fins lucrativos obtendo o maior retorno possível sobre o capital investido. Para isto, são utilizadas todas as ferramentas disponíveis para estar à frente de seus concorrentes, obtendo maiores margens do mercado, fazendo com que a empresa sejacompetitiva na questão do desenvolvimento sustentável.

No nosso trabalho falaremos do Banco Santander. Escolhemos esse banco por ser no Brasil o terceiro maior banco privado, que possui uma estratégia de crescimento com foco no Varejo e na diversificação geográfica. Hoje com mais de 9 milhões de clientes, atua em todos os segmentos do mercado financeiro. Além disso, é uma instituição financeiraque se preocupa com sustentabilidade e em fazer projetos viáveis, ou seja, projetos que ao mesmo tempo sejam econômicos e ambientalmente favoráveis à sociedade.





O QUE É SUSTENTABILIDADE?



“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades". Essa foi adefinição de desenvolvimento sustentável apresentada no relatório "Nosso Futuro Comum", publicado em 1987, pela UNCED (Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento), comissão que foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1983, presidida pela então primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland que resultou do trabalho conjunto de representantes de 21 governos, líderesempresariais e representantes da sociedade.

O desenvolvimento sustentável foi concebido como um conjunto de ações voltadas à solução ou, no mínimo, redução de grandes problemas de ordem econômica, ambiental e social, tais como esgotamento de recursos naturais, desigualdade social ascendente e crescimento econômico ilimitado. Problemas ameaçam a nossa sobrevivência e demandam ação conjunta degovernos, empresas e sociedade para serem superados.

Integrar de forma equilibrada os aspectos ambientais, sociais e econômicos, respeitando a sua interdependência, é o que o desenvolvimento sustentável propõe.















PRINCIPAIS MARCOS DA SUSTENTABILIDADE NO MUNDO



Muitas sociedades ao longo da história preocuparam-se com o equilíbrio entre economia,sociedade e meio ambiente. O fato novo a partir da década 60 é a contextualização desses três elementos juntos em um mundo cada vez mais interdependente.

A preocupação com o combate à pobreza absoluta, o crescimento populacional, o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e os novos desafios da economia ganharam destaque de forma progressiva desde então.

Em 1972, a ONU(Organização das Nações Unidas) promove a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. A conferência levou à criação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Nos anos seguintes, a quantidade de estudos e o número de organizações atentas à evolução das questões socioambientais aumentam sensivelmente, bem como a necessidade de se...
tracking img