Sustentabilidade do meio anbiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Metropolitana
Disciplina: Biologia e Bioquímica
Professora: Msc. Marcilene Caldas
Turma: FISIO 11
Aluna: Virlaine Monique Buss Oliveira

3ª Avaliação (4,0 pts)

Estrutura química, digestão, absorção e metabolismo de carboidratos.

André ingeriu pão, Rubia e Sônia ingeriram caldo de cana. Após 30 minutos, os três apresentaram aumento na glicose sanguínea (145 mg/dL, 157 mg/dL e 150mg/dL, sucessivamente). Após 2 horas, os níveis plasmáticos de glicose dos três, voltaram para os valores padrões (70 a 110 ml/dL). Após 4 horas, os níveis plasmáticos de glicose dos três permaneceram nos valores padrões.
No dia seguinte, Rubia e Sônia ingeriram leite sem adição de açúcar (sacarose) e, após 30 minutos, foi observado aumento no nível glicêmico apenas em Rubia. Sônia, uma hora após aingestão do leite, apresentou flatulência, cólicas abdominais e diarréias. Em Rubia, após 2 horas, os níveis plasmáticos de glicose voltaram para os valores padrões.
a) Caracterizar quimicamente os carboidratos presentes no pão (amido), no caldo de cana (sacarose) e no leite (lactose).
O amido é um homopolissacarídeo depositado nos cloroplastos das células vegetais como grânulos insolúveis.É a forma de armazenamento de glicose nas plantas e é empregado como combustível pelas células do organismo. É constituído por uma mistura de dois tipos de polímeros da glicose: a amilose e a amilopectina. A amilose é um polímero de cadeias longas de resíduos de α-D-glicose unida por ligações glicosídicas (α1→4). A amilopectina é uma estrutura altamente ramificada formada por resíduos deα-D-glicose unidos por ligações glicosídicas (α1→4), mas, também, por várias ligações α(1→6) nos pontos de ramificação, que ocorrem entre cada 24 e 30 resíduos. Esses polímeros têm tantas extremidades não-redutoras quantas ramificações, porém apenas uma extremidade redutora. diferença básica entre eles é a ramificação da cadeia. O amido é altamente hidratado devido à quantidade de hidroxilas que formamligações de hidrogênio com água.
Já a sacarose (C12H22O11) que é um tipo de hidrato de carbono, é formada pela união de uma α-D-glicose com a β-D-frutose, pela ligação glicosídica α, β(1→2) indicando que a ligação ocorre entre os carbonos anoméricos de cada açúcar (C1 na glicose e C2 na frutose). A sacarose é um açúcar não-redutor por não te terminação redutora livre. Não apresenta, também,atividade óptica (mutarrotação), pois não contém carbono anomérico livre. A lactose é encontrada apenas no leite, sendo formada pela união do C1 da β-D-galactose com o C4 da D-glicose, numa ligação glicosídica β(1→4). Apresenta mutarrotação e capacidade redutora por possuir carbono anomérico livre na glicose.

b) Identificar as enzimas digestivas que catalisam a hidrólise do amido, da sacarosee da lactose.
Fonte da enzima | Enzima | Substrato |
Boca/Glândulas Salivares | Amilase (Ptialina) | Amido |
Intestino delgado Pancrêas | Amilase Pancreática | Amilose e Amilopectina |
Mucosa intestinal Borda em escova | Sacarase Lactase | Sacarose Lactose |

c) Caracterizar quimicamente os carboidratos resultantes da hidrólise (digestão completa) doamido, da sacarose e da lactose.
No processo de hidrólise do amido têm-se os seguintes carboidratos: (1) Dextrina (C6H10O5)n, que é um carboidrato simples com um baixo peso molecular que tem propriedade que podem variar, dependendo da sua composição química exata. (2) Maltose (C12H22O11) que consiste em 02 (duas) unidades de glicose e como produto final da hidrólise tem-se a Glicose que é umhidrato de carbono do tipo monossacarídeo com a fórmula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada.
Na hidrólise da sacarose têm-se os seguintes carboidratos: (1) Glicose e (2) Frutose que possui um grupo cetona como grupo característico, por isso é uma Cetose. Como possui 06 carbonos é considerada uma hexose, sendo, portanto uma Cetohexose. Tem uma estrutura em anel...
tracking img