Sustentabilidade direito e turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade Direito e Turismo Olímpiadas de 2016
O direito tem fator muito importante com a sustentabilidade pois a constituição afirma que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado , que é essencial á sadia qualidade de vida.
Neste sentindo, impõe – se tanto ao poder público quanto á coletividade o dever constitucional de preserva- ló para as presentes efuturas gerações.
Dentre outros dispositivos , a constituição determina que a floresta Amazônica brasileira a Mata atlântica ,a serra do mar , pantanal Mato –grossense e a zona costeira são patrimônio nacional ,e sua utilização far-se –á , não forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente , inclusive quanto ao uso de recursos naturais.
Em 2016 o Brasil teráas olimpiadas esses eventos se constituem em oportunidades
ímpares para o desenvolvimento turístico do Brasil. Afinal, por meio destes teremos uma maior visibilidade, através da exposição e repercussão destes nos veículos de mídia, de nossa imagem enquanto destinação turística. Tais eventos poderão ser encarados como elementos motivadores e dinamizadores de transformações que implicarão eincitarão uma completa modificação da infraestrutura do país como um todo, desde a hotelaria, passando pelos modais de transporte, e melhoria da qualidade de serviços (incluindo transporte, saneamento, comunicação, educação,segurança), envolvendo toda a superestrutura brasileira com implicações em políticas públicas,
instituições regulamentadoras, etc.. Toda essa visão resultará em uma ação potencialpara produzir divisas muito maiores do que aquelas auferidas atualmente pelo segmento turístico brasileiro. Neste estudo aborda-se a realização desses dois mega eventos esportivos, no contexto da ampliação das oportunidades geradas pelo segmento turístico no Brasil e quais os reflexos que produzirão no país, tanto na melhoria da infraestrutura turística, quanto no aumento do número de visitantes e dereceita proporcional à riqueza do país produzida pelo turismo.
As Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil, estão causando grandes perspectivas para o desenvolvimento da atividade turística em nosso país, visto
que por decorrência desse evento, um grande número de visitantes deverá vir ao país, fato esse que exigirá árduos processos de preparação e vultosos investimentos, tanto pelosetor público como por empresas privadas, fato esse que proporcionará, sem dúvida alguma, resultados positivos e expressivos para o Brasil, sobretudo com a enorme exposição do país à mídia, bem como os diversos “legados” que serão deixados ao país em termos de infraestrutura, tecnologia e capital humano, fatores esses que gerarão reflexos e benefícios em diversos setores da economia e da sociedade,sejam transientes ou duradouros, diretos ou indiretos.
Para esse evento será necessário uma série de mudanças para que o Brasil esteja consolidado como o principal atrativo turístico, como por exemplo, a recepção desses turistas, acomodação, transporte. Além disso, o fluxo turístico traz consigo uma entrada significativa de divisas,notoriamente direcionada para os setores de hotelaria,transporte, comunicações, cultura, lazer e comércio varejista. Assim, tais melhorias têm que ser feitas tanto na área de infraestrutura quanto na capacitação de funcionários, para que estas visem à melhora no atendimento e também passem uma imagem positiva de nosso país no que diz respeitos à maneira como o turismo aqui é recebido.
Nesse sentido, tanto o setor privado quanto o setor publico estãoinvestindo nas melhorias da infraestrutura e também na capacitação dos funcionários. As mudanças de infraestrutura seriam: a melhoria das estruturas físicas de recepção desses turistas como, por exemplo, hotéis, portos,estradas, postos de informação e recepção, aeroportos, para que estes turistas tenham vontade devoltar após os eventos, com curiosidade de conhecer outros lugares turísticos do nosso...
tracking img