Sustentabilidade de plantas medicinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA

SUSTENTABILIDADE E PLANTAS MEDICINAIS: Uso sustentável e plantas medicinais como fonte de obtenção de princípios ativos sustentável.

BRUNA LÍCIA OLIVEIRA
JÉSSICA DÁLCIA
MARCELO XAVIER
MÁRCIA MOREIRA
NATÁLIA DRUMOND
POLIANE MARTINS

SETE LAGOAS
2012

BRUNA LÍCIA OLIVEIRA
JÉSSICA DÁLCIA
MARCELO XAVIER
MÁRCIA MOREIRA
NATÁLIA DRUMOND
POLIANE MARTINSSUSTENTABILIDADE E PLANTAS MEDICINAIS: Uso sustentável e plantas medicinais como fonte de obtenção de princípios ativos sustentável.


Trabalho Interdisciplinar do Curso de Farmácia, 4° período Faculdade Ciências Da Vida, Sete Lagoas MG.


Orientador: Renata França

SETE LAGOAS
2012
RESUMO

As plantas medicinais têm sido utilizadas como fonte para extração deprincípios ativos com fins terapêuticos, esse trabalho ira abordar a importância da exploração sustentável de plantas medicinais, além do uso abusivo de fármacos enfatizando o uso da morfina (extrato ativo retirado da Pavaver somniferum). É necessário um uso sustentável dessas plantas para prevenir impactos ambientais causados pelas atividades de coleta desses recursos naturais, respeitando os métodos deplantio e principalmente evitando a extinção de espécies. Em questão de saúde o homem passa a ser instrumentalizado afim de que ele assuma a responsabilidade pela sua própria saúde. Desta forma, o homem poderá, futuramente, exercer um papel ativo na sociedade e atuar para um mundo sustentável.

Palavras-Chave: Sustentabilidade, Plantas Medicinais, Morfina

INTRODUÇÃO
1. SUSTENTABILIDADE
Otermo sustentabilidade foi criado em 1980 por Lester Brown, que definiu a sociedade sustentável como aquela que é capaz de satisfazer suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência de gerações futuras. A proposta não é só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta.
Segundo MANZINI & VEZZOLI (2005) O conceito desustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseiam tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras.
O conceito tornou-se popular em 1992, nas conferências do Riode Janeiro. Empresas, ONGS, governos e outros órgãos passaram a analisar e discutir sobre o impacto que o aumento da capacidade produtiva poderia ou não causar ao meio ambiente, assim como prover soluções para os impactos já causados, e prevenir problemas futuros.
As organizações estão cada vez mais preocupadas em ter um bom desempenho ambiental, estão sendo cobradas para que alinhem seusobjetivos organizacionais com objetivos ambientais, seja pela legislação, por suas partes interessadas e principalmente pelo mercado. Isso é possível através do que chamamos de Eco desenvolvimento, definido por Silva (2006) como um processo criativo de transformação do meio com a ajuda de técnicas ecologicamente prudentes, concebidas em função das potencialidades desse meio, impedindo o desperdícioinconsiderado dos recursos, e cuidando para que estes sejam empregados na satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade, dada a diversidade dos meios naturais e dos contextos culturais.
A educação ambiental também é um ponto importante para o desenvolvimento sustentável sendo um processo de formação e informação social que visa um desenvolvimento de consciência crítica sobre aproblemática ambiental, compreendendo como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução dos problemas ambientais, tanto em relação aos seus aspectos biofísicos quanto sociais, políticos, econômicos e culturais; o desenvolvimento de habilidades e instrumentos tecnológicos necessários à solução dos problemas ambientais; o desenvolvimento de atitudes que levem à participação das comunidades na...
tracking img