sustentabildaide

1458 palavras 6 páginas
A economia esta bastante ligada as grandes aglomerações urbanas, devido ao desenvolvimento dos pais.
Um exemplo de crescimento é a capital paulista, pois este fato se deve a uma serie de indicadores econômicos tais como, recursos privados e públicos, criando assim novos empregos e novos mercados de trabalho, que devido a isso aumenta a arrecadação do poder publico resultando em recursos novos para investimentos e obras.
As razoes para esta preferência de áreas metropolitanas é existente devido a infra-estrutura, mão-de-obra diversificada e especializada, serviços bancários, mercado consumidor, administração publica, entre outras que atraem e afetam as instalações de empresas.
Encontrando na grande aglomeração urbana condições para realizar "economias de escala" e, por outro lado, conseguindo beneficiar-se das "economias externas", ou seja, dos investimentos realizados pelo poder público em matéria de infra-estrutura, serviços, habitação, etc., a empresa tenderá, em condições conjunturais normais, a um desempenho econômico lucrativo, o que reforçará a propensão à expansão e à concentração econômica.
A idéia da inevitabilidade da concentração urbano industrial e de suas vantagens para o processo de desenvolvimento é estreitamente associada à uma doutrina e conseqüente estratégia de desenvolvimento econômico, segundo as quais a concentração dos recursos no setor moderno levaria à rápida expansão deste e a posterior absorção e integração do chamado setor "tradicional".
Contudo, os teóricos e técnicos do desenvolvimento via industrialização-urbanização super concentrada, quando confrontados com os efeitos negativos desse processo - marginalidade, subemprego e desemprego, carência dos setores habitacional e de saneamento básico - alegam a inevitabilidade desses fenômenos colaterais, a serem considerados como um "sacrifício", um preço a pagar pelo progresso. De qualquer forma, assim alegam que, num futuro mais ou menos próximo, ocorrerá uma reversão do processo, no

Relacionados