Susserue

682 palavras 3 páginas
Sanssure

03 de fevereiro, Quinta-feira, exatamente 07h30min da manhã o despertador tocara. Ana abre os olhos lentamente e levanta-se para mais um dia de aula. Como todos os dias, ela arruma seu cabelo, lava seu rosto, toma seu café, termina de aprontar-se e anda em direção ao ponto de ônibus para ir à escola. Nas quintas os alunos da sala A-110 estudam Linguística Geral. Ana adora esta matéria, pois como será professora, acha de total importância o conhecimento desta disciplina e sua professora é muito alegre e isto contribuía para que Ana e todos os alunos ficassem interessados na aula. O sinal soa e todos entram na sala e a Dona Teresinha exclama sorridente:
- Bom dia meus queridos alunos! Hoje começaremos um novo assunto, falaremos sobre Saussure!
Ana muito curiosa, indagou:
- “Sal”, o que Professora?
Dona Teresinha alegremente – como sempre- respondeu:
- Sausurre, minha querida, Ferdinand de Saussure! Ele foi um linguista e filósofo suíço, cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística. Seu pensamento exerceu grande influência sobre o campo da teoria da literatura e dos estudos culturais e vamos abordar alguns conceitos dele, na aula de hoje! Dona Teresinha, não era das pessoas mais expert na informática, mas adorava utilizar essas tecnologias em suas aulas. Seu power point estava preparado com belos slides para iniciar a aula. E Dona Teresinha começou:
- Então alunos, nos anos de 1907, 1908 e 1910, Saussure deu 3 cursos na Universidade de Genebra, na Suíça. Alguns de seus alunos tomaram notas de suas aulas e em 1916, publicaram a famosa obra "Curso de Linguística Geral”, contendo uma boa parte do pensamento de Sanssure, que tinha falecido em 1913. Dona Teresinha adorava o que fazia, para ela, transmitir o conhecimento era satisfatório. Os alunos prestavam atenção fixamente, enquanto ela dizia:
- Para Saussure, a linguagem é a capacidade que os homens têm para reproduzir, desenvolver, compreender a língua e outras

Relacionados