Suspens O Hidropneum Tica

624 palavras 3 páginas
SUSPENSÃO
HIDROPNEUMÁTICA

Hidropneumática
 Suspensão hidropneumática é um tipo de suspensão que dispensa os amortecedores e molas comuns, substituindo-os por um conjunto de quatro torres de óleo, seis esferas ocas e um compressor ou depósito de nitrogênio comprimido. Ela age do seguinte modo:
Quando o carro passa por um buraco ou lombada, o óleo dentro do cilindro empurra um diafragma que fica dentro de uma das esferas logo acima dele. Daí essa esfera, como está cheia de ar comprimido
(ou nitrogênio) transmite esse aumento de pressão à esfera central do eixo, e esta repassa parte da pressão à outra roda. Isso mantém o carro sempre nivelado, mesmo que o piso seja muito irregular. Em velocidades altas, a esfera central se fecha, e o carro passa a se comportar como se tivesse suspensão independente nas quatro rodas. De modo geral, a suspensão hidropneumática tem as vantagens de proporcionar conforto sem deixar a estabilidade de lado, e de poder ser ajustada em altura sem precisar fazer nenhuma substituição de componentes.
Como desvantagens, pode-se ressaltar o preço e o volume que o sistema ocupa


APLICAÇÃO-CITROEN



Nos seus automóveis de maior cilindrada a Citroen utiliza a suspensão hidropneumática, que combina um sistema hidráulico com um molejo pneumático, de modo a assegurar um efeito de nivelamento automático.
Cada uma das rodas apresenta a sua unidade própria independente de suspensão. Em cada unidade existe azoto sob pressão, contido na metade superior de uma esfera metálica, acima de um diafragma resistente a fluídos.
A metade inferior da esfera está ligada a um cilindro hidráulico, no interior do qual desliza um pistão com uma haste de comando ligada a um braço de suspensão por meio de uma articulação.
Quando uma roda sobe ao passar sobre uma elevação do pavimento, este movimento ascendente é transmitido pelo braço da suspensão ao pistão. O movimento do pistão exerce pressão sobre o fluído que, por sua vez, comprime o gás que atua então como uma

Relacionados