Sus e suas complicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Único de Saúde

Regina Helena do Nascimento*

O modo como a assistência à saúde no Brasil estava organizada era decorrência de variados fatores, como:

existência de um sistema de saúde que não atendia as necessidades e carências da população, no que diz respeito às políticas de saúde;

o acesso seletivo à assistência à saúde, deixando enorme contingente populacional sematenção;

a mobilização governamental para reformular a assistência até então existente;

o Movimento da Reforma Sanitária e o Sindical;

a ampliação do conceito de saúde;

a formulação de proposta de reorientação do sistema de saúde;

a criação de legislação que viabilizasse a implantação do SUS.

Todos esses fatores proporcionaram a implantação do Sistema Único deSaúde (SUS), garantindo legalmente a democratização da assistência à saúde. Para que se compreenda melhor este processo, será realizada uma retrospectiva de alguns acontecimentos que precederam esta implantação.

Durante a década de 70, vigorava o modelo médico assistencial, baseado em ações curativas, as quais não beneficiavam toda a população, pois somente os trabalhadores contratados peloregime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) contribuiam com a Previdência Social e poderiam dispor desta assistência. Além disso, o atendimento era centrado no setor privado, vinculado e financiado pelo governo federal. Deste modo, nesta época privilegiou-se muito este setor, o qual contrapunha-se ao setor público que apresentava-se defasado, quando comparado ao setor privado, devido ao nãoinvestimento econômico no setor público. Cabe ressaltar aqui que o fortalecimento do setor privado atendia aos interesses de determinados grupos, não atingindo as reais necessidades da população.

O contexto político da época era caracterizado pelo autoritarismo, repressão política, censura à imprensa, sendo estas evidenciadas, por exemplo, através de pessoas que eram cassadas. Em meados da décadade 70, teve início a abertura política, por meio de eleições, possibilitando a reorganização de movimentos sociais, destacando-se o Movimento Sanitário. Esta foi uma forma dos profissionais da saúde denunciarem as repercussões do modelo econômico sobre a saúde da população e a irracionalidade do sistema de saúde existente na época. Deve-se ressaltar o início do "movimento pelas eleições diretas".Destaca-se também o Movimento Sindical nesta mesma época, o qual preocupa-se com as relações entre saúde e trabalho, visando a melhoria dessa relação, através da articulação intersindical e entre os setores intelectuais da área da saúde.

De acordo com LACAZ (1994, 43) através desta articulação, passou-se a reivindicar a melhoria da organização nos locais de trabalho, visando ao controle danocividade e a defesa da saúde nos ambientes/locais de trabalho." Este fato proporcionou a criação de vários departamentos sindicais, como por exemplo, o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Além disso, o Movimento da Reforma Sanitária propôs alternativas paraum novo sistema de saúde com características democráticas. Por meio destas, ampliou-se o número de defensores das mudanças no sistema de saúde, que tiveram a oportunidade de se expressar em 1979, durante o I Simpósio Nacional de Política de Saúde, em que houve elaboração de uma proposta de reorientação do sistema de saúde, tendo como finalidade a estruturação de um Sistema Único de Saúde.

Deacordo com RODRIGUES NETO (1994, 9) o SUS "propunha, ao lado da democratização geral da sociedade, a universalização do direito à saúde, um sistema de saúde racional, de natureza pública, descentralizado, integrando as ações curativas e preventivas e democrático, com participação popular."

O governo passou a reorientar a política de assistência médica em 1982, devido ao pagamento do setor...
tracking img