SUS- saude publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
O que é sus ........................................................................................................................3
Mais médicos......................................................................................................................4
Como curar o sistema público de saúde?...........................................................................5
O SUSe a precariedade do atendimento à saúde no país..................................................6
Entrevista.............................................................................................................................7


























O que é SUS:
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados porórgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
O SUS tem também dois outros conceitos importantes: o de sistema e a ideia de unicidade. O sistema significa um conjunto de várias instituições, dos três níveis de governo e do setor privado contratado e conveniado, que interagem para mesmaterminação. Já na lógica de sistema público, os serviços contratados e conveniados seguem os mesmos princípios e as mesmas normas do serviço público. Todos os elementos que integram o sistema referem-se ao mesmo tempo às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição umconjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
Podemos entender o SUS da seguinte maneira: um núcleo comum, que concentra os princípios doutrinários, e uma forma e operacionalização.
-Princípios Doutrinários
Universalização: a saúde é um direito de cidadania detodas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têmnecessidades distintas.
Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.
-Princípios Organizativos
Estes princípios tratam, na realidade, de formas de concretizar o SUS na prática.
Regionalização eHierarquização: os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida.
Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, descentralizaçãoobjetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos.
Participação Popular: a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.






Mais médicos:
O Programa Mais Médicos faz parte deum amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há falta e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas...
tracking img