Sus de a a z

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entendendo o sus
Os ideais históricos da civilidade no âmbito da saúde, consolidados na Constituição de 1988, concretizam se, na vivência cotidiana do povo brasileiro, por intermédio de um crescente entendimento e incorporação de seus princípios ideológicos e doutrinários como também, pelo exercício de seus princípios organizacionais.
Esses ideais foram transformados, na CARTA MAGNA, em direitoá saúde, ou seja, todos os brasileiros devem construir e usufruir de politicas público-econômicas e sócias, que reduzam riscos e agravos a saúde. Significa acesso universal para todos e igualdade a serviços e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, ou seja, atendimento integral.
Foram criadas condições de viabilização plena do direito a saúde, no intuito jurídico institucional, aschamadas Leis Orgânicas da Saúde (no 8.080 e 8142\90). Essas leis ficam regulamentadas o Sistema Único de Saúde-SUS, estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e representa um dos mais importantes projetos sociais já lançados no mundo.
O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, abrange de um simples atendimento ambulatorial até transplante de órgãos. É um serviço gratuito paratoo o país.
Foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, atende mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames laboratoriais e
Internação totalmente gratuita também promove campanhas de vacinação, prevenção e vigilância sanitária (fiscaliza alimentos e medicamentos).
O sistema do SUS funciona de forma descentralizada e hierarquizada, pode se dizer que é ahierarquização da rede, devendo haver centros de referencia de diversos graus de complexidade.
Os repasses para serviços hospitalares e ambulatoriais são feito por serviços produzidos por instituições credenciadas pelo SUS. O pagamento é feito mediante a apresentação da fatura dos serviços prestados.
Todos os estados e municípios devem ter conselhos de saúde compostos por representantes dosusuários do SUS (ou seja, pessoas da comunidade, que usam o SUS), pessoas que prestam serviços ao sistema, gestores e profissionais da saúde. A União é o principal fiador da saúde publica no pais.
A porta de entrada ao sistema de saúde deve ser preferencialmente á atenção básica (postos, centros de saúde e unidades, etc...). À partir do primeiro atendimento em um desses estabelecimentos o cidadão éencaminhado para outros serviços conforme suas necessidades como hospitais e clínicas especializadas.
Não uma hierarquia entre União, Estados e Municípios, mas há competências para cada u dos três gestores.
Por exemplos os medicamentos são adquiridos pelas secretarias estaduais e municipais. Já alguns tipos de medicamentos como a insulina e medicamentos de alguns programas específicos como os daSaúde a Mulher, Tabagismos, alguns medicamentos oncológicos, etc... São obtidos pelo ministério da saúde.
O ministério da saúde formula políticas de saúde e cabe aos estados e municípios realizarem ações e projetos para promoção e controle do SUS.
As principais redes de atenção de alta complexidade do SUS são:
- assistência ao paciente de doenças renais crônicas ( Diálise);
- assistência aopaciente portador de oncologia;
- cirurgias cardiovasculares, vascular (pediátrica e adulto);
- procedimentos cardiovasculares e cardíacos;
- laboratórios;
- assistência em trauma ortopedia, neurocirurgia;
- cirurgia de vias aéreas superiores;
- cirurgia de calota craniana;
- reabilitação protética e funcional;
- assistência aos pacientes portadores de queimaduras.
Cabe a direção municipal doSUS direcionar e garantir o estabelecimento necessário á sua população conforme sua necessidade.
Carta dos direitos dos usuários do SUS
Todo cidadão tem direito ao acesso aos sistemas de saúde, direito ao atendimento adequado e efetivo para o seu problema; direito ao atendimento humanizado, livre de qualquer discriminação; respeito aos seus valores e crenças.
Garante acesso universal e igual...
tracking img